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segunda-feira, 14 de março de 2011

Oração pela Liberdade

Sol e Lua - acrílico sobre madeira

Oração pela liberdade

Miguel Ruiz

Hoje, Criador do Universo, pedimos que venha até nós e compartilhe uma comunhão de amor. Sabemos que Seu nome verdadeiro é Amor, que temos uma comunhão com Você por compartilhar a mesma vibração, a mesma frequência em que Você vibra, porque Você é a única coisa que existe no universo.


Hoje ajude-nos a ser como Você, a amar a vida, ser a vida, ser amor. Ajude-nos a amar da forma como Você ama, sem condições, expectativas, obrigações ou julgamentos. Ajude-nos a amar e a aceitar a nós mesmos sem nenhum julgamento, porque quando nos julgamos, acreditamos em nossa culpa e sentimos necessidade do castigo.


Ajude-nos a amar tudo o que Você criou incondicionalmente de modo especial outros seres humanos, principalmente os que vivem perto de nós: nossos parentes e as pessoas que tentamos amar com tanta força. Porque quando os rejeitamos, rejeitamos a nós mesmos, e quando nos rejeitamos, O rejeitamos.


Ajude-nos a amar os outros da forma como são, sem condições, Ajude-nos a aceitá-los da forma como são, sem julgamento para que possamos viver em completa paz e amor.


Hoje é um dia muito especial. Hoje abrimos nossos corações para amar novamente, de forma que podemos dizer ao outro “Eu amo você”, sem medo algum com sinceridade. Hoje nos oferecemos a Você. Venha até nós, use nossas vozes, nossos olhos, nossas mãos e nossos corações para partilhar a nós mesmos, numa comunhão de amor com todos. Hoje, Criador, ajude-nos a ser como Você. Obrigado por tudo o que recebemos neste dia, especialmente pela liberdade de ser quem realmente somos. Amém.

Uma Canção dos Índios Cherokees

Uma canção dos índios cherokees,

uma tribo da América do Norte,

diz que certa vez um homem implorou

para que Deus falasse com ele.

Um rouxinol, então, começou a cantar.

Mas o homem não ouviu e pediu novamente.

Um trovão ecoou nos céus.

O homem, porém, foi incapaz de percebê-lo. Disse: “Deus, deixe-me vê-lo”. E uma lua brilhou nos céus.

O homem nem notou e começou a gritar desesperado:

“Deus, mostre-me um milagre!”

E uma criança nasceu.

Mas o homem não sentiu o pulsar da vida e começou a chorar:

“Deus, toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo!”

E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro.

O homem a espantou com a mão e, desiludido, continuou seu caminho.

Triste, sozinho e com medo.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança na Educação

Mudança na Sociedade, Mudanças na Educação: o fazer e o compreender

Resumo do texto de José Armando Valente


Esse texto de José Armando Valente nos mostra que as transformações em que nossa sociedade passa, a partir do sistema produtivo, seguem para um novo paradigma, da parte da produção para a sociedade. Nesse novo paradigma o conhecimento é o fator fundamental, e isso requer um repensar nos processos educacionais. Sabemos que a mudança na educação é sempre lenta. Como essas mudanças deverão afetar a educação e quais serão suas implicações pedagógicas?

Sabemos da necessidade de transformações na escola, mas não sabemos até que ponto. A escola hoje está entre o ensino conservador e a aprendizagem mais liberal.

Fazendo uma comparação com a produção, no fordismo, trabalhadores pouco qualificados dominam partes da produção, empurrando as partes fragmentadas até a montagem do produto final. Na escola tradicional o professor também empurra as informações para os alunos. No novo paradigma, da produção enxuta, exige-se profissionais mais qualificados, que tomem decisões, assumam responsabilidades. Nas escolas o professor deverá estar mais qualificado para criar situações onde o aluno processe as informações e reflita sobre os resultados obtidos, pois o conhecimento é o fruto do processamento da informação, da compreensão. Ai chegamos a outra questão: Que ações educacionais deverão promover a compreensão?

Mudanças na sociedade

Segundo Valente as mudanças são rápidas a nível econômico, mas são mais lentas na educação.

O paradigma da linha de produção fordista já é passado, mas a escola ainda está estanque em diversos aspectos, principalmente no pedagógico (passar informação), na sua estrutura de disciplina, horários, etc...

No paradigma da produção enxuta exige-se indivíduos que saibam tomar decisões, assumir responsabilidades, escolhas.. Já não interessa mais o fazer, o montar, o passar adiante, mas a compreensão, a transformação da informação.

As novas propostas de educação não tem se mostrado satisfatórias até o momento pois ainda continua estanque a concepção da transmissão de informação e estrutura de disciplinas. Os conteúdos não favorecem a criação de ambientes de aprendizagem para a construção do conhecimento.

Como fazer a passagem do fazer para o compreender? Esse é dos maiores desafios educacionais, enfrentar as mudanças na escola para atender a demandas da sociedade do conhecimento.

Segundo Valente as mudanças abrangem:

  • Resgate do espaço da escola como ambiente educativo. Nesse espaço a informação deve ser convertida em conhecimento, por isso a questão do espaço e tempo deve ser revista na escola.

  • Sala de aula contextualizada e estendida a outros ambientes fora da escola, viagens, excursões, museus e em casa.

  • Currículo – O conhecimento deve ser construido e contextualizado (vinculado à realidade). Nesse sentido o currículo deve ser construido pelo professor e aluno.

  • Papel do professor como facilitador. A construção do conhecimento se dá por meio da depuração do conhecimento do aluno, incentivando a reflexão e a crítica.

  • Papel do aluno: constantemente intercedendo no aprimoramento, deve ser ativo, caçador de problemas para resolver e de assuntos para pesquisar, desenvolver habilidades como aprender a aprender, deve ter claro que aprender é fundamental para sobreviver na sociedade do conhecimento.

  • Nova gestão escolar; Administração mais flexível, mais autonomia de seus membros, professores também serão gestores desse processo educativo. Gestão deverá ser voltado a facilitar os processos de aprendizagem, aprimorando od mecanismos de gestão e de ensino-aprendizagem.

  • Papel da comunidade de pais- lar deverá ser um importante centro de aprendizagem. Os pais precisam saber o que é aprender na sociedade enxuta e como eles podem estimular e contribuir para a aprendizagem dos filhos, assim poderá ser mais ativos na Escola, contribuindo com sua experiência e ou auxiliando nas atividades de gestão pedagógica.

  • Auxilio de especialistas externos – Essa nova proposta deverá ser acompanhada pelos profissionais envolvidos, contar com o apoio de especialistas mais experientes.

  • Papel das novas tecnologias – ferramenta para comunicação de profissionais da escola e consultores ou pesquisadores externos, para apoiar a formação de alunos, nas habilidades que serão fundamentais na sociedade de consumo.

    Somente a inclusão não é indicação de mudança, não é o computador que permitirá ao aluno entender determinado conceito. A compreensão é fruto de como o computador é utilizado e de como o aluno está sendo desafiado na atividade de uso desse recurso.