Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Capitalismo pode ser sustentável?

O Capitalismo pode ser sustentável?

O Brasil está discutindo a inclusão do direito de “ser feliz” na Constituição, reforçando o direito do cidadão de ser feliz. Nosso país passa por um momento muito bom na economia. Nossa economia está em expansão. O PIB cresceu. Cada vez mais parece que a felicidade tem a ver com economia. A felicidade é um desejo de todo mundo. Platão, na Antiguidade já discutia sobre a felicidade.
O progresso traz felicidade? Até que ponto o crescimento da renda garante a felicidade? O dinheiro traz felicidade?
Hoje em dia a “felicidade” está cada vez mais atrelada ao consumismo. A mídia promete felicidade na aquisição de produtos.
MAS E O MEIO AMBIENTE?
Se chegarmos num padrão de consumo de primeiro mundo o meio ambiente vai sofrer as conseqüências.
A propaganda continua nos dizendo que você é o que você consome, que precisamos daquele carro para ter poder, que será respeitado pelo que você consome, que será feliz se fizer aquela aquisição.As imagens das propagandas são sempre super mentiras.
Quando saio as compras me sinto muito feliz, mas é passageiro, logo passa, ai surge um problema e fico triste de novo, precisando adquirir um novo bem para me sentir bem. Se trocar a máquina de lavar que já está ultrapassada, onde ela vai ser colocada?
Quando fomos visitar o aterro sanitário me doeu na alma. A terra é nossa mãe, nos dá vida, água, alimento, vida... e no seu ventre enterramos nosso lixo.