Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dia 13 de Maio

Dia 13 de maio é uma data oficial que sinaliza o fim da escravidão no Brasil, conforme a Lei Áurea de 13 de maio de 1888. O projeto desta lei foi apresentado na semana anterior a sua assinatura. A lei foi sancionada pela filha de D. Pedro II, a princesa regente Isabel, pois seu pai  estava em viagem pela Europa.

Abolição lenta:

A abolição estava acontecendo de modo gradual, o tráfico negreiro foi extinto em 1850 (Lei Eusébio de Queiroz). A Lei do Ventre Livre, dando liberdade aos filhos de escravas foi outorgada em  1871. Esperou-se ainda 14 anos para libertar os sexagenários, porém com idade limite de 65 anos,  em 28 de setembro de 1885 (Lei Saraiva-Cotegibe).


Na situação do Brasil nesse período, não havia outra saída para a escravidão, pois era o último país da América a abolir essa prática desumana. Havia pressões dos grupos liberais, abolicionistas e da maioria dos parlamentares, porém não houve projetos para o amparo aos ex-escravos garantindo sua sobrevivência. Eles não foram indenizados pelos árduos anos de trabalho. A elite ruralista não queria abrir mão da escravidão e depois desta ser sancionada se eximiu da responsabilidade, não concedendo a partilha da terra ou de animais aos que nela trabalharam, como ocorreu nos EUA. Os ex-escravos foram largados à sua própria sorte. 

Após a abolição no Brasil não ouve o  segregacionismo de forma institucional, embasado em leis, como ocorreu nos EUA, porém  o racismo continuou sim, de forma velada. A luta nos EUA pela abolição também foi acirrada, marcada pela guerra civil entre norte e sul que só terminou dois anos após a abolição. A abolição ocorreu 25 anos antes do Brasil, em 1863, com o presidente Abraham Lincoln, com a indenização através de terras e animais, que possibilitou aos ex-escravos começarem uma nova vida, mas infelizmente as leis segregacionistas apontaram para a continuação do racismo e segregação, provocando muitos conflitos e lutas.

Quilombo dos Palmares:

No Brasil escravocrata surgiram várias comunidades de escravos fugidos, esses lugares eram de difícil acesso. O Quilombo do Palmares é o mais famoso, localizava-se na Serra da Barriga em Alagoas. Em meadas do século XVII cresceu e prosperou. A época era propícia à fugas devido as invasões holandesas. Expedições dos senhores brancos não conseguiram destruir o quilombo por muitas décadas. Em 1694 o bandeirante Domingos Jorge Velho, liderando milicias oficiais conseguiu derrotar o quilombo.  Zumbi dos Palmares simboliza a luta e a resistência. Ele morreu no dia 20 de novembro de 1695, defendendo os direitos de seu povo.

"EM 20 de novembro de 1695, André Furtado de Mendonça cortou a cabeça de Zumbi, levando-a para o Recife. Porém, por mais que espalhassem a notícia, milhares de escravos, nas suas senzalas, jamais acreditaram no que ouviam. Zumbi morto? Impossível. Um deus da guerra não pode morrer. E do fundo das noites cantavam para dar mais força e vigor ao rei de Palmares.
- Zumbi, Zumbi, oia Zumbi!"
Grandes Personagens da Nossa História - Abril Cultural - SP - 1969

A data de 13 de maio  não é reconhecida pelo movimento negro desde os anos 80, pois é uma data oficial, não resgata as lutas dos próprios negros contra a escravidão. Foi escolhida outra data, 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares. O Dia da Consciência Negra foi sancionada em 2011 pela Lei 12.519/2011 pela presidente Dilma Roussef. O 20 de novembro é uma data que convoca a todos a  reflexão sobre a grande influencia da cultura afro na nossa sociedade, ai sim, temos motivos para comemorar!



sábado, 7 de maio de 2016

O dia do silêncio

O dia do silêncio é comemorado no dia 7 de maio, acredito que se refletirmos sobre o silencio poderemos valorizá-lo! Sim, valorizar o silêncio, aquele silêncio da calmaria, pipocado com o som da cigarra, do canto dos pássaros, nostalgia ou não, somente a partir do silencio podemos sair da inconsciência que nos envolve na agitação do dia-a-dia, em meio a ronco de motores, buzinas, som alto, e desejos de consumo que nos movem constantemente para a busca de satisfação e de felicidade!

No dia do silêncio a sugestão é desligar a TV, o som, o notebook, o celular e se afastar por um momento de todo tipo de sons, difícil né? Principalmente no mundo urbano, sempre haverá algum tipo de ruído lá fora que vai nos tirar do silêncio. Mas vale a pena experimentar, em algum momento nesta tentativa de silenciar vamos conseguir nos concentrar e anular os ruídos externos.

Somos uma parte da essência maior, e a essência maior é a inteligencia infinita, que criou nosso planeta e todo o universo!


Insatisfação

Não sei se foi sempre assim, mas cada vez mais as pessoas sofrem, carregam dentro de si sentimentos de insatisfação e de busca constante. O que mais nos satisfaz é possuir coisas, comprar objetos, celular novo, roupa nova, carro novo... a aparência e a ostentação são palavras de ordem, mas nesse contexto sofremos pois as coisas de fora não nos satisfazem por um tempo longo, são passageiras, trazem um entusiasmo de fogo de palha, depois vem a insatisfação de novo.

Silenciando com o coração

Lembro que certa vez encontrava-me muito angustiada, ansiosa querendo abraçar o mundo e não conseguindo, pois meus braços estavam pequenos demais. Uma pessoa muito especial me aconselhou aquietar-me e ouvir meu coração. Naquela época isso pareceu-me um absurdo, ouvir meu coração? Sim, disse ela, o coração tem todas as respostas às nossas perguntas,mas precisamos silenciar para ouvi-lo. Claro que não segui o conselho naquela época, mas bem mais tarde quando comecei a fazer meditação, entendi aquele conselho recebido na adolescência, e lembrei-me dele justamente quando estava quieta, tentando relaxar. Procurei aquietar os pensamentos, tarefa difícil, pois os pensamentos são muito barulhentos, indisciplinados e afobados. Nos intervalos de trégua com eles conseguia ouvir a pulsação do coração e tentei me concentrar nela. Me dei conta que nunca tinha parado para ouvir o coração bater. Ele bate sim, ele pulsa, lembrei das aulas de ciências, da função de bombear sangue para todo o organismo. Obrigada coração por esse trabalho incógnito, trabalho árduo, pois bates muitas vezes por minuto, minha vida depende de ti, pois se parar de bater eu não mais existirei.

Em outros momentos tentei falar com ele, oi coração tudo bem? Ouvi dizer que você tem respostas pra tudo, pode me ajudar? Me dar um conselho, me chamar atenção se estiver errada? As respostas eram minhas mesmo, eu respondia pra mim mesmo que sim, que eu poderia ajudar, que era só pedir. Parece ridículo, mas gostei da brincadeira e tornei um hábito conversar com meu coração, descobri que dentro de nós, no nosso silêncio temos as respostas para tudo, pois somos uma parte da essência maior, e a essência maior é a inteligencia infinita, que criou todo o universo!