Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia da Ave - 5 de outubro



Dia 05 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Ave. O primeiro decreto que define essa data é de 1968, assinada pelo president Artur da Costa e Silva.   

O símbolo do Dia da Ave é o sabiá, considerado ave nacional.





A quantidade de aves no Brasil é muito grande, são cerca de 1.902 espécies de aves, isso representa 1/5 das espécies do planeta, porém temos uma grande quantidade de espécies ameaçadas de extinção. Esse número é muito alto indicando a necessidade urgente de proteção às aves.

As aves dependem das árvores, das florestas. O bioma a que pertencemos, região nordeste do RS, mata de araucária, esta dentro da Mata Atlântica, um dos biomas mais destruídos do Brasil. A Mata Atlântica possui uma grande diversidade de flora e fauna e muitas aves vivem somente nesse bioma e acabam desaparecendo com o desmatamento, por isso é importante a proteção das matas nativas. 



Se você quer atrair aves para perto de sua casa procure plantar árvores nativas, principalmente as frutíferas, pois os pássaros se alimentam de frutinhas como pitanga, coquinho do jerivá, araça e muitas outras. As árvores servem também para o abrigo dos ninhos. As árvores floridas, como os ipês e paineiras atraem os beija-flores e também os insetos, que são alimento para aves também.

A araucária é muito importante para as aves, o pinhão é alimento para papagaios, tiribas, gralha-azul e também para mamíferos como cutias, ouriços, macacos etc.. Há pássaros que só existem na mata de araucária, como o grimpeiro. Outras aves importante nessas matas são o tucano-de-bico-verde, o pula-pula-assobiador, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, surucuá-variado e a gralha-azul.

Na cidade também encontramos aves, muitas delas se adaptam a centros urbanos arborizados como alma-de-gato, anu-branco, gavião-carijó, cambacica, rolinha-roxa, rolinha-picuí, avoante, pombo-doméstico, corruíra, sanhaço-cinza, tico-tico, andorinha-pequena, sabiá-barranco, sabiá-laranjeira, chumpim, pardal e bem-te-vi.

Observando as aves do nosso entorno nos encantamos com a beleza de nossas aves. Procure conhecer as aves ao redor de sua casa, se preocupe com elas, tenha respeito por elas. Há muitas pessoas no mundo todo observando aves, fotografando ou as desenhando, procure conhecer mais sobre elas e jamais as intimide, encerrando-as em gaiolas, destruindo seus ninhos ou quebrando os ovinhos. Respeite esses seres da natureza que como você também são criaturas de Deus!

Dia 04 de outubro - Dia Mundial dos Animais


Você sabia que o dia 4 de outubro é comemorado o dia mundial dos animais?
Esse dia foi escolhido em 1931 num encontro de ecologistas em homenagem a São Francisco de Assis, santo católico tinha uma filosofia simples de amor à natureza e todos os seres vivos. Nesse dia os bichinhos de estimação são abençoados pelos freis franciscanos de várias igrejas pelo mundo, reforçando assim o cuidados com todos os animais.

Pintura acrílica: São Francisco e os animais

Francisco era filho de um comerciante de tecidos em Assis nascido em 1182. Em serviço militar combateu a cidade vizinha, Perugia, onde foi prisioneiro e adoeceu. Francisco ouviu o chamado para consertar a casa divina, renunciou a vida que levava para viver para Deus. Vivia com roupas simples e sandálias rusticas. Conseguiu a autorização para a criação da ordem dos franciscanos, com o intuito primeiro de viver na pobreza, suportando as dores com alegria e a comunhão com todas as criaturas. Na igreja de Porciúncula reuniu seus fiéis e recebeu a nobre Clara, que também compactuava com suas ideias, assim surge a ordem das Clarissas, o ramo feminino da ordem franciscana. Ele faleceu no dia 3 de outubro de 1226. Foi canonizado dois anos depois em 1228 pelo Papa Gregório IX.