Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Formas Ignoradas - Roberto Filippini

Roberto Felippini é arquiteto urbanista. Em sua palestra no Auditório da SMED ele salientou a importância do conhecimento da nossa arquitetura histórica e de preservarmos nosso prédios históricos.

Seu livro "Formas Ignoradas: ornamentos, estilos e memórias" inicia com a explicação dos principais estilos arquitetônicos a partir da Grécia que influenciaram a arquitetura da cidade.  Na segunda parte descreve as principais fachadas de prédios centrais que marcaram a história da arquitetura da cidade. Felippini também resgatou a memória dos prédios que já perdemos e no final do livro um glossário ilustrado de formas arquitetônicas.

Trabalho do arquiteto custeado pelo projeto Financiarte

Segundo Felippini o nome Formas Ignoradas vem da nossa ignorância quanto ao conhecimento arquitetônico. E essa alienação favorece o descaso com a destruição dos prédios antigos.
Os prédios antigos são as marcas da nossa história, de nossa identidade regional, por isso a importância de  preservá-los.
Felippini integra os Conselhos Municipais de Cultura e Educação. Ele desenvolve as caminhadas orientadas pelo centro histórico de Caxias do Sul, saindo do Museu Municipal, Praça Dante e Parque dos Macaquinhos.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Encontro de Estudos - Robótica na Educação

Encontro de Estudos - Robótica na Educação No dia 12 de julho aconteceu encontros de estudos em 3 escolas municipais, dando continuidado ao VIII Seminário Interno de Informática Educativa. O projeto UCA foi no Caldas Júnior, robótica no Luiz Covolan e segurança na Internet no Prefeito Luciano Corsetti. Participei do encontro sobre robótica na EMEF Luiz Covolan com o técnico Alexandre Corso e Roseli Fornaza. Alexandre começou nos questionando sobre o conceito de robótica, nos fazendo pensar um pouco sobre a dimensão pedagógica da robótica. Roseli explanou sobre sua experiencia com alunos do CETEC. A robótica está despontando aos poucos na rede municipal de ensino de Caxias do Sul. No seminário de Informática foi mostrado um trabalho nesse sentido com os alunos do Programa Mais Educação pela professora Estela. A robótica na escola é desenvolvida através de atividades práticas, facilitando e motivando a aprendizagem da ciência e teconologia.

 Link da Roseli Fornaza

  http://roboticainteligente.wordpress.com/

VIII Seminário Interno de Informática Educativa - 2012

VIII Seminário Interno de Informática Educativa Nesse ano de 2012, comemoramos 20 anos da Informática na rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Desde o inicio do ano letivo aconteceram diversos eventos resgatando a caminhada da informática educativa nas nossas escolas. No dia 05 de julho aconteceu o VIII Seminário Interno de Informática Educativa, com os relatos de experiências e exposição de trabalhos. Foi realizado nos dois turnos,manhã e a tarde. Foram relatadas muitas experiências de projetos em parceria com o Laboratório de Informática. O seminário deste ano foi no Anfiteatro da Câmara Municipal de Vereadores nos dois turnos.

No turno da manhã participaram as escolas municipais: Guerino Zugno, Ver. Marcial Pisoni,Caldas Júnior e São Vitor.


No turno da tarde participaram as escolas municipais: Caldas Júnior,Engº Mansueto Serafini,Catulo da Paixão Cearense e Prefeito Luciano Corsetti




Exposição dos Lies

Relato e exposição de trabalhos

terça-feira, 8 de maio de 2012

8 de Maio - Dia do Artista Plástico

Dia 8 de Maio  é dia do Artista Plástico.
Esse dia foi  escolhido em homenagem ao nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, paulista de Itu, nascido no ano de 1851.  Estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, aluno de Júlio Le Chevrel e de Victor Meireles. Estudou  também na Escola Superior de Belas-Artes de Paris. Sua obra é também um documento de época, pois retratam a realidade regional do interior de SP, pouco explorada pelos pintores na época. Faleceu, tragicamente, em 13 de novembro de 1899.


O violeiro, 1899 - Pinacoteca do Estado de São Paulo


http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra Dra. Maria Elizabeth de Almeida

Maria Elizabeth B. de Almeida palestrou no dia 20 de abril na FTEC sobre a Integração de Tecnologias às Práticas escolares a ao currículoDefensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, ela  alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas.
Dra Elizabet Maria de Almeida
Palestra do dia 20 de abril de 2012

Esse encontro marca o inicio de reflexão dos 20 anos de informática na rede.
A secretaria da educação Jaqueline Marques situou Caxias no contexto das tecnologias, lembrou dos vinte anos de informática educativa na rede municipal. O primeiro LIE foi a Escola Angelina, de caráter regional.
Dra. Elizabet salientou a maturidade do município em relação à Informática..

Em sua palestra Dra. Elizabet nos fez refletir :
Qual é o significado das tecnologias na nossa vida? Qual a relação que as crianças e jovens estabelecem hoje com as tecnologias digitais de informação e comunicação?

Atualmente nossos alunos já vivem a cultura digital, a tecnologia já está arrombando a escola, através do celular, iPod, máquina digital etc...
A lan house hoje também se tornou educativa. As crianças trazem conhecimento da lan house. Há 10 anos atrás não pensávamos a tecnologia no currículo. Hoje há políticas públicas que procuram fazer a integração da educação, das práticas escolares e currículo com as tecnologias.
 A criança tem o domínio, está nas redes, não precisa de escola, mas a tecnologia por si só não tem sentido.  Nós temos o conhecimento e  a intencionalidade e definimos o  ato pedagógico.

O maior desafio atualmente é a reorganização do currículo de forma  a torná-lo aberto e flexível voltado para a investigação, integrando o conhecimento sistematizado com o currículo real desenvolvido na ação, integrando as Tics ás atividades de sala de aula e ao currículo

Confira alguns sites:
                                   

Vídeo Educarede                                                                                                                                                                                                                                                   

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Greenpeace e a Liga das Florestas

"A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas. Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!Uma lei popular precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para ser aceita pelo Congresso. É o primeiro obstáculo de um tortuoso caminho político, que parece feito para evitar que a voz do povo de chegue aos círculos do poder em Brasília. Mas nós do Greenpeace vemos obstáculos como incentivos e convidamos você a fazer o mesmo." http://www.ligadasflorestas.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.

USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.


USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.


A Internet pode ser um lugar de respeito e educação, um espaço público, livre e aberto a expressão e informação no mundo globalizado?

Essa é uma preocupação não só de pais e educadores mas de muitos segmentos, como a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet.

http://www.safernet.org.br/site/prevencao

Essa entidade também desenvolve pesquisas periódica e ações de prevenção contra os perigos na Web, como oficinas e palestras.

Muitas pesquisas apontam para o elevado número de crianças que navegam sem mediação ou orientação de um adulto.

No portal da SaferNet está disponibilizado uma Cartilha com dicas de segurança e proteção, guia de netiqueta (boas maneiras nas relações virtuais) e Direitos humanos e cidadania no ciberespaço. Realmente a orientação ainda é o melhor que proibir.

Dicas do NTM – Núcleo de Inclusão Digital

Professora Vera Medeiros

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VII Seminário Interno de Informática Educativa

VII Seminário Interno de Informática Educativa

Dia 01 de dezembro iniciou  o VII Seminário de Informática da Rede Municipal de Caxias do Sul, com relatos no turno da manhã e da tarde.  A noite aconteceu a palestra com Dr. Daniel de Queiroz Lopes.
No sábado de manhã serão ministradas várias oficinas:
Microcontos no Twitter
Resgatando as memórias orais com Podcast
Tralhando com Wikis na Língua Estrangeira
Trilha do Calendário
Geografia no Google Maps
Artes Visuais no Glogster
Apresentação dos alunos da Escola Angelina Sassi Comanduli na abertura do Seminário.
À tarde a EMEF Caldas Junior apresentou o relato " Ph da
àgua", trabalho de pesquisa coordenado pela professora
Simone  Tonietto,com as 8as. séries da escola.
Essa pesquisa foi decorrente da parceria com a Universidade
de Caxias do Sul. A UCS desenvolveu experimentos de
oxiredução e divulgação do projeto maior "Ph do Planeta",
todas essas ações estão relacionadas ao ano internacional
da Química.
Os alunos coletaram várias amostras de água.Mediram o pH
das amostras através da utilização de soluções indicadoras
coloridas.

Para maiores informações acesse o portal  QNint
 
http://qnint.sbq.org.br/agua/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação


No dia 28 de novembro de 2011 ocorreu o Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação da Região Serrana: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria.

Com o objetivo de ampliar e qualificar as discussões sobre o uso de Tecnologia na Educação.
No turno da manhã aconteceu mesa redonda com os palestrantes Ana Claudia Figueroa, Carla B. Valentini, Gladis Falavigna e Edson C. Camargo.
A tarde aconteceram os relatos por sala temática. "WebQuest e Blog uma alternativa de trabalho - Projeto Uca" foi um dos trabalhos apresentados da Escola Caldas Júnior:



http://ucacaldas.blogspot.com/2011/11/seminario-regional-de-uso-de.html