Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia Nacional do Livro Infantil


Dia 18 de abril é dia Nacional do Livro Infantil desde a criação da Lei 10.402/2002, que confere essa comemoração ao dia de nascimento de Monteiro Lobato.


Edição de 1973


Tenho 7 livros antigos, infanto-juvenis de Monteiro Lobato, encadernados,  ilustrados por Manoel Victor Filho publicado pela Editora Brasiliense em 1973. Um grande tesouro, adquirido num sebo de livros, livros grandes, 21 cm por 31 cm. Sinto não tê-los na minha infância, pois tínhamos acesso a eles através da biblioteca da escola.  Quem não leu, mesmo assim o conhece, ou suas histórias, como o Sítio do Pica-Pau-Amarelo, transportado para a TV desde os anos 60. As histórias de Monteiro Lobato, seus personagens encantaram muitas gerações. Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, tia Anastácia, Dona Benta, tio Barnabé e os folclóricos marcaram a infância de muita gente. Há teorias que afirmam que quem leu Monteiro Lobato na infância tem mais criatividade.

O escritor nasceu em Taubaté, SP em 1882, quando o Brasil era ainda escravista, por isso esse contexto escravista marca sua obra também. O livro de contos “Negrinha”, nos emociona com a denuncia da condição dos escravos.

Aos 36 anos, (1918) escreveu Urupês, apresentando o caipira Jeca Tatu e a realidade rural brasileira que entram em cena na industria editorial.

Monteiro Lobato viveu pouco, transformou-se em gás inteligente,(como ele chamava a passagem para a morte) aos 66 anos, porém seu legado é muito grande!

 Muitos professores do ensino fundamental usam seus livros, principalmente História das Invenções, O Poço do Visconde e Serões de Dona Benta  para introduzir história e ciências! A história das invenções insere, de forma lúdica assuntos como a evolução da humanidade, biológica e cultural, astronomia e antropologia!

Capítulo "Na imensidão do espaço" do livro Serões de Dona Benta, onde é contado o mito do surgimento das constelações.

Os Serões de Dona Benta ensinam noções básicas de química e física, sistema solar, formação da terra etc..  O Poço do Visconde tem noções de geologia! Isso sem falar em Viagem ao céuEmília no país da gramáticaGeografia de Dona BentaReforma da natureza e Aritmética da Emília. Há muitos professores que os refutam, por conta de informações ultrapassadas, pois foi escrito há mais de 50 anos. Porém não podemos descartar o valor da obra, lembrando do caminho da própria ciência, do contexto do escritor. 


Volume 5 - Histórias do Mundo Para Crianças -  William Shakespeare
Monteiro Lobato sobre a maldição do túmulo de Shakespeare no capítulo "A Época de Isabel"

História do Mundo para Crianças conta de forma lúdica desde como começou o mundo até a 2º Guerra Mundial. 

O escritor de Taubaté produziu muito, vendeu muito livro e traduziu muito também, foi crítico de arte e literatura, pintor, jornalista, advogado e diplomata. Como crítico de arte ele é conhecido pelo seu artigo que criticou ferozmente a exposição de Anita Malfati, em 1917, Paranoia ou mistificação, que em reação, acabou fazendo emergir a proclamação do modernismo.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016
O dia da Astronomia é celebrado também no dia 10 de maio em alguns países.

O que o espaço pode revelar da criação do universo? Como funciona o Cosmos? Quais os segredos que a imensidão esconde?
Essas questões sempre envolveram os estudos dos astrônomos, mas desde o primeiro olhar do homem ao céu, o encanto da vastidão infinita deve ter tomado conta da sua vida, na procura de respostas para os segredos da criação!


Observação da lua em 8/09/14 às 17:50


Mas afinal o que é a Astronomia?

Astronomia é uma ciência muito antiga, mas somente com a invenção do telescópio desenvolveu-se a astronomia moderna. Essa ciência estuda o universo e os corpos celestes como os planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, buraco negro etc.. Estuda-se também a evolução do universo, os fenômenos envolvendo os corpos celestes, bem como as radiações cósmicas.
Astronomia – Observação: O ramo mais importante da Astronomia, pois a observação adquiri dados para os estudos, por isso os observadores amadores também tem seu papel importante na astronomia, principalmente nos casos de eventos passageiros.
Astronomia – Teoria – Essa parte é dedicada a teorização das observações, a partir da qual se criam modelos analíticos na descrição de eventos astronômicos.

Primeiros Telescópios

Os primeiros telescópios surgiram nos Países Baixos, pelas mãos do fabricante de lentes Hans Lippershey em 1608, formado por um tubo com lentes. Na época Galileu Galilei, astrônomo italiano, ficou sabendo e construiu o seu próprio telescópio, com capacidade para ampliar até nove vezes! O instrumento foi utilizado para a exploração dos corpos celestes e suas observações ajudaram a comprovar o sistema heliocêntrico de Copérnico.

Em 2009 comemorou-se 400 anos das primeiras observações de Galileu Galilei feitas em um telescópio, por isso 2009 foi declarado pela ONU, como o Ano Internacional da Astronomia.


Hubble

Depois do telescópio de Galileu o instrumento mais importante da Astronomia foi o Hubble!
Galileu não teve acesso a abundante tecnologia, mas conseguiu aprimorar um instrumento que marcou época trazendo grandes avanços para a Astronomia, hoje o satélite Hubble está revolucionando e trazendo muitas informações que de outra forma não seriam descobertas. As observações a partir do Hubble são fonte de milhares de estudos científicos. Ele vai completar em 2016, 26 anos no espaço. Foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990. Esse satélite deverá permanecer em órbita até 2030, um novo telescópio sucessor já está sendo previsto para 2018. O Hubble já sofreu vários reparos em missões técnicas, a última foi em maio de 2009, ano declarado como Ano Internacional da Astronomia.
Você sabe qual é a velocidade desse satélite? Uma média de 28 mil km por hora. Nessa velocidade consegue completar a órbita do nosso planeta em 95,5 minutos. Num mesmo dia pode dar 14 voltas à terra. Suas observações visam também o estudo da história da evolução do universo.


Abaixo está o site para acompanhar a rota do telescópio:


Arquivo da Nasa com imagens do Hubble:
http://apod.nasa.gov/apod/archivepix.html




sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia Primeiro de Abril - Origens

Dia Primeiro de Abril

Manhã ensolarada, as crianças vão chegando à escola com euforia. O sorriso é notório, gargalhadas.

- Olha o teu tênis desamarrado! - risadas
- Ei, tua calça está rasgada! - mais risadas
- Você deixou cair um papel no chão! - e assim vai...

É dia primeiro de abril. Essas brincadeirinhas são inocentes, mas há outras mais sérias, desrespeitosas e prejudiciais, como avisos mentirosos de falecimentos, ameaças de assalto, etc.. que podem provocar graves consequências. Um caso histórico, que deu inicio as piadas desse dia no Brasil, aconteceu na época do governo de Dom Pedro I, neste dia em 1828 saiu num periódico o aviso de falecimento do Imperador, que só foi desmentido no outro dia.

Historicamente acredita-se que a origem das mentiras e brincadeiras do primeiro de abril vem da França, que, como outros países europeus, tinha o primeiro de abril como o primeiro dia do Ano Novo no calendário antigo. Na semana anterior ao primeiro de abril, iniciavam os preparativos para os banquetes e presentes para as festas de final de ano.

A mudança para o dia 1º de janeiro ocorreu com a adoção do Calendário Gregoriano, adotado pela maioria dos países ocidentais. A França passou a adotá-lo a partir de 1564, mas naquela época as notícias demoravam a chegar, ou a se enraizar. Muitos franceses continuaram a seguir o calendário antigo, que comemora o primeiro do ano no dia 1º de abril. Os que sabiam da mudança os ridicularizavam, enviando convites para eventos falsos e presentes inusitados. A fama desse dia pegou, sendo chamado “dia dos tolos”, ou “dia da mentira”.

Então muito cuidado com o dia de hoje, seus amigos podem estar preparando uma peça para você, e não há razão para ficar bravo, pois nesse dia vale pregar uma mentirinha!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Borboleta Monarca

Borboleta Monarca (Danaus plexippus)
Família: ninfalídeos
Subfamília: danaíneos
Ordem: Lepidoptera


A borboleta-monarca, muito popular em toda a América, principalmente na América do Norte está deixando três países preocupados com a diminuição de sua população. Canadá, Estados Unidos e México estão procurando soluções, através de força-tarefa para salvar as monarcas da extinção. Cerca de um bilhão de indivíduos migravam todo ano, mas na última década baixou para 33 milhões. Uma das maiores ameaças a essas borboletas, bem como tantas outras é o uso de inseticidas sintéticos, herbicidas que acabam com as asclépias, suas hospedeiras e alimento e o desmatamento. As plantações de transgênicos, culturas geneticamente modificadas, de milho e soja recebem pulverização de substância químicas para acabar com ervas daninhas, extinguindo inclusive a asclépia, alimento e planta depositária dos ovos das borboletas, pondo em risco essa espécie.


 O México está combatendo o desmatamento ilegal na área florestal Reserva da Biosfera das borboletas-monarca. Os EUA estão preocupados em fazer corredores de plantas da família das asclépias, ao lado de rodovias e apoiar programas de conservação de reservas. O Canadá já protege habitats de monarcas, como os pontos em que elas se reúnem para migrar rumo ao sul, porém cada vez menos monarcas retornam ao Canadá na primavera para depositar seus ovos.
Borboleta originária das Américas. Essa borboleta, de 7 cm, pode chegar até 10 cm, suas asas são adaptadas para longos voos, que ocorrem na época da migração, quando migram do inverno dos EUA e Canadá para o México, no mês de outubro, percorrendo em torno de 3.200 km, quando ficam em jejum devido aos grandes voos.




Essa migração é um grande milagre da vida, pois é um mistério, nenhuma delas aprendeu a jornada ou vive para fazer a viagem de volta. As larvas alimentam-se de asclepia nos EUA e Canadá e no final do verão, já adultas reúnem-se aos milhões, em grandes bandos para a viagem ao sul.
Voam a altitudes de até 110 m, percorrendo cerca de 130 km por dia, descansam à noite, podem alimentar-se de néctar, mas também usam as reservas de seu próprio corpo, ficando em jejum. Ao chegarem ao México, Flórida ou Califórnia, pousam nas mesmas árvores usadas pelas gerações anteriores, onde ficam em semi-hibernação. Na primavera reiniciam o caminho de volta para o norte, as fêmeas põem ovos ao longo do caminho e morrem, as gerações vão nascendo dos ovos e chegam ao Canadá no outono.

Na fase larval consomem uma grande quantidade de folhas das plantas hospedeiras asclépia-das-borboletas (Asclepias tuberosa), e serralha comum Asclepias syriaca.
Primavera e verão são as estações do acasalamento, em torno de 400 ovos são postos em 2 a 5 semanas. Os ovos eclodem em 4 dias na planta hospedeira. A serralha é uma hospedeira tóxica que favorece a defesa da lagarta contra os predadores. A lagarta tem riscas brancas, amarelas e e pretas com com oito pares de pernas curtas para trepar e partes da boca desenhada para mastigar folhas.
Seu desenvolvimento na fase de lagarta vai evoluindo em diferentes trocas de pele, alimentada pelo seu apetite voraz até que em torno de duas semanas, ela fia um botão de seda e firma-se de cabeça para baixo. Lá dentro a biologia transforma toda a lagarta, preparando-a para um inseto totalmente diferente. Em duas semanas a crisália se abre e surge o inseto adulto : uma linda borboleta monarca, de grande beleza, com asas alaranjadas delineadas com traços escuros e pontos brancos nas extremidades, com corpo negro, com 6 pernas longas, uma boca preparada para sugar néctar, dois pares de asas imaturas e úmidas que vão se expandindo conforme ela vão se agitando, espalhando fluido nas suas veias e secando as asas para que fiquem firmes para voar.



Para saber mais:
Revista Scientific American Brasil, novembro de 2013 (página 14)

Imagens: Domínio Público

domingo, 27 de março de 2016

Observação de Aves

Houve um tempo em que caçar passarinho fazia parte das brincadeiras da criançada, ter um estilingue, acertar o alvo muitas vezes e depois degustar a passarinhada. Parece mórbido, mas fazia parte da infância. Hoje muita coisa mudou, muita mata baixou, muitas espécies se extinguiram. Agora a ordem é lutar pela preservação de toda espécie de vida. Em relação aos passarinhos a tendência é observá-los, protegê-los, estudá-los, distinguir seu canto, conhecer os pássaros do seu entorno. Há muitos projetos nas escolas nessa linha promovendo a educação ambiental. Outros seguem o segmento do ecoturismo. Enfim a observação de aves, muitas vezes encarada como hobby, tem essa pratica enraizada há muito tempo na América do Norte e Europa.

Como começar?
Mesmo morando na cidade qualquer um pode observar aves. De forma amadora começamos a observar os pássaros ao redor de nossa casa. É importante ter um binóculos de longo alcance, lunetas, mas há pessoas que preferem apenas a máquina fotográfica. É interessante ter um bloco de anotações com vários contornos de aves para anotações das cores da plumagem para a identificação posterior. Neste bloco é importante escrever todas as circunstancias em que a ave se encontra, alimentando-se de frutos, ciscando no chão, na borda da mata ou no topo da mata, bem como a época do ano,( muitas são migrantes), o horário e local.
A melhor forma de identificar uma ave é ter um guia com as aves da região, pois há muitas espécies e algumas muito semelhantes, com pequenos detalhes que as diferenciam.
Há um número muito grande de aves em centros urbanos, nos parques, ruas arborizadas, jardins, etc.. Quando colocamos um comedouro de aves com frutas e quirera de milho, próximo a vegetação, nos espantamos com a quantidade e diversidade que se mostra a nossos olhos! Por isso a importância de plantas nativas, pomares, parques, atraindo aves, amenizando o concreto das cidades e aumentando a qualidade de vida das pessoas.


Há observadores experientes que usam gravadores e conseguem distinguir a ave pela sua vocalização.
A indicação na Internet é a enciclopédia de aves brasileiras interativa, Wikiaves e o Xeno-canto, um projeto colaborativo global, com gravações de vocalizações das aves.

Ética - Respeito às aves
A ética é um dever que deve permear sempre a atividade de qualquer observador de aves, e o que mais se pede é o respeito para com as aves, evitar estressá-las, principalmente quado estão nidificando. Observá-las através de esconderijos para passar despercebido e evitar chegar perto de ninhos.


Algumas aves adaptadas a centros urbanos:
As fotos abaixo foram tiradas na cidade de Caxias do Sul e no bairro Tijuca. 

BEM-TE-VI - ( Pitangus sulphuratus ) Essa ave é uma das mais populares do Brasil, adaptada a ambientes urbanos. Alimenta-se de frutas e insetos.



JOÃO-DE-BARRO (Furnarius rufus) – Conhecido pelo seu ninho de barro em forma de forno. Alimenta-se de insetos, como formigas, cupins e pequenos invertebrados.



PARDAL (Passer domesticus)Ave exótica e cosmopolita, originária do Oriente Médio. Essa ave é muito comum nas cidades. Alimenta-se de restos de alimentação humana, sementes, frutos, flores, insetos etc..
 Macho
Fêmea

POMBA-DE-BANDO (Zenaida auriculata) – Pomba que vive em bandos ou casais, cisca pelo chão a procura de grãos, sementes e também restos de alimentos como farelo de pão.

ROLINHA-PICUÍ (Columbina picui) Essa rolinha é bem menor do que as outras. Também cisca no chão e frequenta comedouros de aves.

Casal de pombinhas num galho de araucária, pomar residencia do bairro Tijuca na cidade de Caxias do Sul. 

ROLINHA-ROXA – (Columbina talpacoti) Essa pomba nativa se adaptou facilmente a ambientes urbanos. Frequenta comedouros de aves, quirera de milho, frutas e também insetos.


SABIÁ-LARANJEIRA (Turdus rufiventris) Ave grande, frequenta pomares com frutas, como mamão, laranja, abacate, figo, coquinho e caqui. Alimenta-se também de insetos, larvas e minhocas. Gosta de banhar-se.
 Fotografado no pomar de residencia do bairro Tijuca na cidade de Caxias do Sul.

Sabiá-laranjeira alimentando-se de caqui

SANHAÇO-CINZENTO (Thraupis sayaca) Essa ave frequenta pomares com frutas maduras. Alimenta-se também de insetos, cupins.
 Este pé de figo está carregado de figos maduros e recebe muitas espécies de pássaros principalmente os sanhaços cinzentos. Bairro Tijuca em Caxias do Sul.


TICO-TICO (Zonotrichia capensis) – Essa ave é muito comum nas cidades. Alimenta-se de insetos e frutas. Frequenta os comedouros de aves de quirera de milho e frutas.





 Espaço urbano avança na periferia trazendo prejuízos para o meio ambiente e a avifauna. Vista a partir do bairro Tijuca em Caxias do Sul, RS.

 Exemplos de Projetos nas Escolas:
 No Portal do Professor estão relatadas várias aulas relacionadas ao assunto, abaixo estão duas indicações:

Fotos de Vera E. Medeiros

quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa


PÁSCOA

- O coelho traz ovinhos na Páscoa! - respondem as crianças quando indagadas sobre o que é a Páscoa.

A Páscoa é uma das mais importantes celebrações cristã, simbolizando a esperança de uma vida nova. Entre as crianças a Páscoa traz a lembrança do coelho trazendo ovos de chocolate. Como o coelho e os ovos entraram nesta história?
A paixão de Cristo sempre foi representada por artistas. Cópia de um retábulo medieval

A Páscoa é originada da festa judaica Pessach ( passagem), referindo-se a libertação dos judeus do Egito por Moisés. Na festa judaica, o ovo é utilizado como símbolo do povo de Israel, pois não perde sua unidade e identidade ao ser cozido, isto é,  o povo judeu como o ovo, não perde sua unidade ao passar pela dor e sofrimento. Essa comemoração foi adaptada pelos cristãos para relembrar a ressurreição de Cristo.

coelho sempre foi símbolo de fertilidade, devido a grande capacidade de procriação. Desde o Egito antigo o coelho simboliza o nascimento, a fertilidade e a primavera. Os antigos povos germânicos adoravam a deusa da fertilidade que chamavam de Ostara e o coelho era o símbolo do culto à deusa. Fenômeno compreensível, pois os coelhos eram os primeiros animais a saírem de suas tocas quando a neve derretia apontando o início da Primavera. Uma prática usual entre esse povos era pintar ovos para presentear as crianças, estes eram escondidos nos campos e as crianças esperavam ansiosas a Caça ao Coelho, onde encontravam os ovos pintados. Quando esses povos foram cristianizados essa tradição continuou, mas associada à Paixão de Cristo. A entrega de ovos passou a ser relacionada à Páscoa. 

No Brasil essa tradição chegou com a imigração alemã. Porém sabe-se que não só os germânicos tinham o ovo como símbolo de uma nova vida, povos mediterrâneos e orientais também pintavam ou tingiam ovos para presentear.
Foi somente depois da descoberta da América pelos europeus que o chocolate tornou-se conhecido. Tido como sagrado pelos povos pré-colombianos, o cacau chegou à Europa conquistando os confeiteiros nas possibilidades proporcionadas pelo chocolate. No século XVIII, na França, uma invenção fez muito sucesso, alastrando-se pelo mundo todo: ovos de chocolate.



SEXTA-FEIRA FEIRA SANTA


SEXTA-FEIRA FEIRA SANTA

A sexta-feira Santa é um dia muito especial para os cristãos, pois  nesse dia Jesus foi crucificado e no domingo, dia da Páscoa ele ressuscitou. A data, bem como a do Carnaval são consideradas datas móveis, isto é, datas que mudam a cada ano.

Como essa data é escolhida?
Essa data segue os critérios do decreto do Papa Gregório XIII (Inter Gravissimas- 24/02/1582) conforme orientações do Concílio de Nicéia de 325 d.C.
A Páscoa é calculada no primeiro domingo de lua cheia depois do dia 21 de março, Equinócio de Primavera no hemisfério Norte e equinócio de Outono no hemisfério Sul. O equinócio é quando o dia e a noite tem igual duração, isto é o mesmo número de horas de sol e de escuridão. Depois de encontrado o domingo de lua cheia, (reajustado conforme as Tabelas Eclesiásticas) conta-se 6 semanas, retirando os seis domingos que não são considerados dias de jejuar e são acrescentados os quatro dias antes do primeiro domingo da quaresma (quarta-feira de cinzas) fechando os quarenta dias, que para o cristão são dias de oração, jejum e conversão.

Para um leigo é mais difícil calcular essa data, pois ela é definida segundo as Tabelas Eclesiásticas, sem levar em conta o real movimento da lua, mas aproximando-se da lua real. Entre a quarta-feira de cinzas e o sábado anterior à Páscoa chamamos de Quaresma, que são os 40 dias de oração e penitência em preparação à Páscoa. 

Antigamente os cristãos jejuavam de carne nos 40 dias antes da Páscoa, buscando seguir o jejum de Jesus no deserto. Atualmente esse jejum é solicitado aos cristãos na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa.

Desde 1964, no período da Quaresma temos a Campanha da Fraternidade que a cada ano trabalha um tema diferente com finalidade humanitária.


Páscoa Judaica:

A Páscoa para os judeus não é a mesma para os cristãos. Para eles, segundo as escrituras, é a comemoração de sua libertação no Egito e a aliança com Deus no Monte Sinai. A Páscoa judaica é chamada de Pessach, celebrada 163 dias antes do início do ano judaico, que não é a mesma do calendário cristão.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia Mundial da Água – 22 de março

Dia Mundial da Água – 22 de março

Iniciamos o outono. Esta estação, entre o verão e o inverno é uma estação mais amena. Enquanto grande parte do país há redução de chuvas, aqui na região serrana do RS o outono chegou com muita chuva. Subiram os níveis dos reservatórios de água e dos rios. Momento de agradecer pela água, dia 22 de março, comemoramos o dia Mundial da Água.



Não sobrevivemos sem água, um recurso vital para nossa vida. Nosso planeta é pleno de água, nosso país possui 12% da água doce do mundo. Já estamos presenciando as consequências da falta de água e nosso país é considerado o campeão de desperdício de água tratada no mundo, em torno de 37%. Por isso é necessário adotar uma nova cultura em relação ao consumo da água.

 A água doce disponível para consumo humano é de apenas 0,007 %, o restante estão nos oceanos de água salgada, nas águas subterrâneas e nas geleiras. 
No Brasil há abundância de água doce no norte, onde a densidade demográfica é menor, enquanto que o Nordeste e o Sudeste, com grande densidade demográfica, a oferta de água é bem menor. O estado do SP foi um dos mais prejudicados com a falta de água, provocando sérios conflitos.







A poluição das águas é outro sério problema que enfrentamos, segundo dados da UNICEF, 1.400 crianças morrem por dia em decorrência da falta de água e saneamento básico.


O Dia Mundial da água, dia 22 de março, foi criada pela ONU em 1992 com o objetivo de refletir sobre a importância da água, nesse dia também foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água. Essa declaração objetiva chegar a cada indivíduo do planeta, para que todos tenham consciência da importância desse bem tão valioso para nossa vida.
Veja a seguir um resumo da declaração:
Artigo 1 – A água é patrimônio do planeta e todos são responsáveis por ela.
Artigo 2 – A água é a seiva do nosso planeta. O direito a ela é um dos direitos fundamentais do ser humano.
Artigo 3 – A água deve ser usada com precaução e parcimônia.
Artigo 4 – O futuro de nosso planeta depende da preservação da água e de seus ciclos, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra.
Artigo 5 – A proteção a esse bem é necessidade vital e obrigação moral para com as próximas gerações.
Artigo 6 – A água tem valor econômico, em alguns lugares é rara e dispendiosa e pode escassear.
Artigo 7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída.
Artigo 8 – A proteção da água é uma obrigação jurídica, tanto do cidadão como do Estado.
Artigo 9 – Deve haver um equilíbrio entre a necessidade de proteção da água e as necessidades sociais.
Artigo 10 – A solidariedade em relação à distribuição desigual na terra deve permear a gestão da água .


A Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 julho de 2010,apoiada por 122 nações, inclusive o Brasil, declararam, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos essencial para o pleno gozo da vida e devem ser garantidos por lei..
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água:
Tome banhos rápidos
Lave o carro com balde
Reúna quantidade suficiente de roupas para usar a máquina de lavar
Escovar os dentes com a torneira fechada
Reutilize a água da chuva

Respeite esse bem do qual dependemos para nossa sobrevivência.


Fotografias: Vera E. Medeiros. Riacho Santa Bárbara, Caxias do Sul

segunda-feira, 14 de março de 2016

Dia dos Animais


Dia 14 de março também comemora-se o Dia Nacional dos Animais. Dizem que quanto mais evoluído é o ser humano, mais tem respeito a todas as formas de vida. Realmente seres evoluídos respeitam e protegem a vida dos animais.

 Muitos cães são abandonados pelos donos, como o caso de Oliver

Os cães são os melhores amigos do homem

Muitos cachorros não são bem cuidados pelos donos

Há várias datas lembrando disso, o dia 17 de agosto é o dia da Adoção Animal, o dia 4 de outubro é o dia Internacional dos Animais, dia de São Francisco, o dia 05 de outubro é o dia das Aves e o dia 18 de outubro é o dia da Libertação Animal.

A data do dia 14 de março foi escolhida devido ao Estatuto dos Animais, ser apresentado ao Congresso Nacional pelo deputado Eliseu Padilha nesta data. O estatuto confere direitos aos animais e os deveres dos cuidadores, os seres humanos.
Maltratar animais é crime, está na Lei Federal, maltratar envolve surrá-los, deixá-los presos o dia todo, não alimentá-los direito, não cuidar dos doentes e abandoná-los.

O Dia dos Animais envolve não só os domésticos, mas também os nativos, pois muito falta para que esses tenham seus direitos de vida preservados, pois sofrem e padecem de extinção devido ao desmatamento, acabando com seu habitat. Cabe a nós seres humanos preservarmos os biomas para manutenção da vida animal. Outro ponto muito sério também é o tráfico de animais silvestres, contra a lei, mas que perdura trazendo enormes prejuízos para a fauna.

Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada pela UNESCO

1- Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Em Caxias do Sul temos diversas entidades protetoras de animais:

SOAMA – ONG que recolhe animais abandonados
APA – Associação Proteção aos Animais São Francisco.
AMOR VIRA-LATA
PROTEÇÃO ANIMAL CAXIAS (PAC)
Brechó Chi Cão – vende doações e com a arrecadação faz doações às ONGs parceiras
Para saber mais:

http://www.amorviralata.com.br/

Fotografia: Vera E. Medeiros