Era um predio antigoLembro da fachada,numa esquina....Ali... era ali...Agora vejo uma cerca de aglomeradoPintada de preto,avisando lutologo vai cair no esquecimento,antigas histórias,apertadas entre vidros reluzentes...E as velhas histórias?
domingo, 5 de setembro de 2010
Patrimônio Histórico
Era um predio antigoLembro da fachada,numa esquina....Ali... era ali...Agora vejo uma cerca de aglomeradoPintada de preto,avisando lutologo vai cair no esquecimento,antigas histórias,apertadas entre vidros reluzentes...E as velhas histórias?
domingo, 29 de agosto de 2010
Competências e Habilidades
Do curso realizado na E.M.E.F.Bento Gonçalves da Silva, pela Ms. Vânia Moreles Rowell "Competência e Habilidades - processo de aprendizagem"
Aprender é muito bom, é próprio do ser humano. Somos seres do conhecimento. Mas só aprendemos o que faz sentido para nós, pois o conhecimento é interno.
As dificuldades dos alunos, muitas vezes está no entender os enunciados. A grande dificuldade está no conhecimento de conceitos. Muitas vezes, por já sabermos, subtendemos que os alunos também já sabem, mas quando questinamos percebemos a ignorância de muitos conceitos que nos pareciam já sabidos.
Seguindo o ciclo de resolução de problemas de Stemberg, podemos começar assim:
1- Identificar o problema;
2- compreendê-lo, estabelecendo sentido;
3- construir estratégias - monitorando o processo de resolução.
Que estratégias podemos usar para resolução de problemas?
Partindo da decomposição da totalidade do problema em elemntos compreensíveis, a análise.E depois reunindo os elementos essenciais para organizá-los em prol de resolvê-lo.
Qual a diferença entre problema e exercício? O problema é um obstáculo que temos que resolver e o exercício é a prática, o exercitar, consolidando, formando as redes neurais daquele assunto. Algumas coisas precisam ser automatizadas como a tabuada. Memorizar é uma habilidade muito importante para a aprendizagem.
Se "analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são partes necesárias para a resolução de problemas e se aos elementos desse conjunto chamamos habilidades, então o que é habilidade?
Partindo dessa pergunta nos encontramos numa rede de conceitos fervilhando em nossas cabeças. Nossa reflexão é estimulada para buscarmos o conhecimento prévio, o que já sabemos sobre isso. Temos que organizar o que sabemos para poder expô-lo. Descobrimos que aprendemos por necessidade e o que tem sentido para nós.
Algumas concepções de habilidade:
- Aptidão, disposição inata ou adquirida para alguma coisa, destreza (Saraiva, 1993)
- Saber como, adquire-se gradualmente e por prática, por descobrimento. (Pozo, 1998)
- Ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações problemas, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. (Vasco Moretto, 2002)
- As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçõem-se e articulam-se possibilitando nova organização das competências (ENEM)
- Uma competência para ser constituida pressupoe o desenvolvimento de procedimentos, operações, estratégias ou seja, de um conjunto de habilidades.
As habilidades podem ser hierarquizadas, as competências não, cada habilidade está constituida de outras habilidades, como a habilidade de ler, que compreende as habilidades de decodificar, compreender e interpretar.
São Habilidades: saber fazer: operação cognitiva, açõa mental voluntária que presupões processamento, estruturação, ação pensada, por isso pode ser aprendida, desenvolvida, aperfeiçoada, automatizada.
Habilidades:
Analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são habilidades que se desenvolvem a vida inteira, com níveis diferentes de complexidade.
Competência:
- Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais ou não-verbais;
- resolver problemas de forma visível e eficaz;
- usar adequadamente a informação acumulda;
- avaliar criticamente dados, situações e fenômenos;
- atuar em grupo.
Mato Sartori
Mato Sartori

Quem diria que nossa cidade, tão industrializada conseguiu preservar 6,6 hectares de mata nativa, em pleno centro. É o que sobrou da flora nativa, uma partezinha do que seria nossa cidade nos seus primórdios. Mata de Araucária ( Floresta Ombrófica Mista) com diversas espécies.
Ao redor dessa área foi construida uma via de acesso, onde a Guarda Municipal pode circular, garantindo a segurança, além de câmeras de vídeo em toda a sua extensão.

Na entrada há um Centro Administrativo com sala de exposição, com mostras de espécimes da flora do parque, maquete do parque e sala para apresentar vídeo explicativo. No interior há três trilhas de dificuldades diferentes.
Trilha dos Pinheiros:
É a maior trilha do Parque. Em torno de 1.090 metros. A maior atração é o Observatório, com 20 metros de altura.
Trilha da Pinguela:
São 180 metros, mas com dificuldade, pois há subidas e descidas íngremes. Passa-se pela pinguela, de 15 metros de extensão, onde se avista a Cascata e pelo Mirante, com 12 metros de altura, onde se tem uma vista do Parque e da cidade.
Trilha do Carrapicho:
São 200 metros de trilha e a maior atração é a árvore carrapicho, a maior do parque, com passeio suspenso.
Algumas árvores que pode-se ver:
Cedro: Cedrela fissilis Vell
O cedro chega a atingir até 30 metros de altura. Gosta de solos profundos e úmidos. Infelizmente está ameaçado de extinção.
Carrapicho – Sloanea monosperma Vell
Chega a atingir até 25 metros de altura. Possui tronco rugoso. Suas flores são amarelas e pequeninhas que florescem entre agosto e setembro. E os frutos são cobertos de pequenos espinhos, por isso o nome carrapicho, pois gruda no pêlo dos animais e roupas, favorecendo a proliferação das sementes em outros lugares.
Erva Mate – Ilex paraguariensis St.Hil.
Mede até 15 metros de altura. Suas folhas são longas e largas com flores pequenas e pálidas. Seus frutos servem de alimentos para pássaros. Na região sul é largamente consumida no chimarrão. Também é usada no paisagismo como ornamental.
Mamica de Cadela – Zanthoxylum rhoifolium Lam
Mede até 12 metros de altura. Seu tronco possui muitos espinhos quando jovem. Possui copa alongada e irregular. Floresce quase o ano todo, com maior predominância nos meses de agosto a novembro. Os frutos amadurecem de janeiro a março. É uma árvore comum nas matas. É usada no reflorestamento de áreas degradadas. Tem uso ornamental também e é usada para usos medicinais.
O que parecem ser espinhos na mamica de cadela, na verdade são aculhos, que conseguem sobreviver sem tirar nutrientes da árvore.
Sucará - Dasyphyllum tomentosum (Spreng.) Cabrera
Mede até 15 metros de altura. Apresenta tronco de casca rugosa pardo-clara, com grossos espinhos retos. Floresce de dezembro a abril, predominante em fevereiro. Ocorre nas matas dos pinhais, no interior e na borda dos capões, em solos úmidos e rochosos. Usada na recuperação de áreas degradadas.
Seus espinhos são muito asseados. Eram usados para suturar os cortes na Guerra.
Canela- merda – Nectandra megapotamica. Sua folha tem um cheiro característico.
Canjerana
Cabroela canjerana (vell) Mart.
Carrapicho – Sloanea monosperma Vell.
Chal-chal – Allophylus edulis (A.St.Hill, Cambess.& A.Juss)
Mede até 10 m. de altura. Seu tronco é tortuoso de casca escamante. Apresenta flores pequenas, brancas e melíferas que aparecem entre setembro e outubro. Frutifica de novembro a dezembro e são frutos são vermelhos e pequenos. Nos meses frios perde parte de suas folhas.
Guabiroba – Campomanesia xanthocarpo Berg.
Camboatá Branco – Matayba elaeagnoides Radlk.
Mede em torno de 14 metros de altura. Suas folhas são ásperas ao toque. Florescem entre setembro e novembro. Flores são pequenas, brancas e verdes. Os frutos amadurecem de dezembro a janeiro. Muito usada em recuperação de áreas degradadas.
Murta - Blepharocalyx salicifolius (H.B.& K) Berg.
Mede até 20 m. de altura. Tem copa densa comfolhas cobertas por pelos sedosos. Suas flores são perfumadas, florescem entre agosto e dezembro.
Cerejeira - Eugenia Involucatra DC - Mede até 15 m. de altura, com casca lisa, cinza clara, cresce lentamente, prefere solos úmidos e profundos. Seus frutos são comestíveis.
Uvaia – Eugenia pyriformis Camb.
Xaxins:
Xaxim-de-espinho – Alsophila setosa - Formada por caules eretos, chega a medir 10 metros de altura. Apresenta espinhos no tronco . Suas folhas são maiores, chegam a medir cerca de 1 metro a 4 metros. Se desenvolve em lugares mais úmidos.
Xaxim – alosophila Setosa Kaulf.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Orquestra Sinfônica da UCS

A Orquestra da Ucs é composta por 43 músicos, distribuídos entre cordas, madeiras, metais e percussão.
Desde 2001 a Universidade de Caxias do Sul assumiu a então Orquestra de Concerto da Sociedade de Cultura Musica, a SCM.
Mensalmente podemos apreciar os concertos.
Ontem foi a vez do Concerto nº 1 para trompa e orquestra em Mi bemol Maior, Op. 11 de Richard Strauss. O trompetista Nikolay Alipiev foi o convidado especial.
Na segunda parte ouvimos a Sinfonia nº 3 "Heróica" de Beethoven.
Site da Orquestra:
www.ucs.br/ucs/orquestra
O Despertar da Consciência
O Despertar da Consciência
Quem somos nós? De onde viemos? Qual a origem do universo? Essas questões sempre estiveram presentes na história do ser humano.
Assim começou a palestra de Gilmar Baldasso dos Santos. Não era palestra sobre ciências, mas descobrimos como tudo está conectado no mundo!!
A partir do vídeo do Big Bang, podemos imaginar o que foi essa explosão de energia, de onde surgiu tudo que o que existe no universo. A Matrix Divina.
Tudo no universo é feito da mesma base de energia. Nosso corpo também. Somos campos de energia que se move. Tudo o que existe de sólido é energia condensada. A energia se move com os campos de vibrações. Quem move a energia é o pensamento, que tem o poder de alterar os campos de vibração, isto é , nosso pensamento tem o poder de criar.
Desde o Big Bang, nosso universo está em expansão. O universo é eletro magnético. Tem duas polaridades: polo negativo e positivo. O elétron é a menor partícula. Átomos combinados formam moléculas que combinadas formam todas as coisas, como a célula humana.
Cada parte do todo contém o todo, nossas células já tem todas as informações. Nosso corpo é energia. Somos um ser de energia. Nosso corpo se renova 98% a cada ano, a nível celular e atômico. Isso é incrível! Imagine poder renovar nosso corpo! Podemos nos curar de doenças sabendo usar essa energia! A respiração é fundamental para nossa vida. Respiração é renovação! A energia cósmica entra pelo topo da cabeça em todos os chacras! E quando os chacras estão em equilíbrio estamos livres de doenças.
O “Jogo da Vida” começa com a fecundação. Nosso corpo é formado por trilhões de células. O feto é alimentado pelo cordão umbilical. Em torno de 21 dias, o feto recebe a chispa divina, o coração começa a bater. O coração é a maior bomba eletromagnética, contém a divindade. Através do coração temos a ligação com o universo.
É a magia trina: Espírito, Mente e Corpo (Pai, Filho e Espírito Santo).
No processo de criação temos o lívre arbítrio: Pensamento, sentimento, palavra e ação.
Quando pensamos movemos a energia. O que pensamos é uma possibilidade do que vai acontecer. Por isso a importância de disciplinarmos nossos pensamentos. Quem fica muito ligado em coisas ruins, notícias ruins, atrai isso para si!
Os níveis da Criação:
O sentimento é o primeiro nível da criação, o nível abstrato. Pensar é criar vida. Muito cuidado com a raiva, ela polui nosso coração criando e provocando doenças.
No segundo nível está a palavra. Temos a capacidade de transformar nossa vida. A palavra potencializa “Pedi e recebeis” . A palavra aumenta o poder da criação. O pensamento viaja. A matrix coletiva é o conjunto de pensamentos da humanidade.
No terceiro nível está a ação. O nível concreto. A energia viaja. Temos o poder de criar usando o dom de criar. Quando acreditamos nos nossos objetivos, o campo eletromagnético do nosso coração viaja, com uma enorme capacidade de mover. A ação plasma o pensamento. É o processo da criação. Somos seres de energia.
Tudo no universo é amor. Tudo é perfeito. Os campos de energia do universo são perfeitos.
A energia não tem espaço nem tempo. Temos que aprender a ser feliz. Para isso é importante liberar nossas emoções. Chorar, escrever, desabafar com amigos, dialogar, exprimir a raiva ou os sentimento que nos abafam de alguma maneira, para não adoecermos. Assim podemos aprender a ser feliz, irradiando o que somos a todos as pessoas do planeta.
Nova Consciência - Vera Medeiros - acrílico sobre papel reciclado
Gilmar Baldasso dos Santos foi o escritor trabalhado na nossa escola esse ano. As séries finais leram o livro "O Jogo da Vida" em co autoria com a escritora Lourdes Curra. Essa palestra foi realizada na sua segunda visita à Escola.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
10 º Tapete Mágico
Tapete Mágico
10º Tapete Mágico. 19 de abril a 12 de maio de 2010
O Tapete Mágico é um projeto da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, que promove a leitura utilizando o teatro e suas diferentes linguagens, no ambiente cênico da Casa das Oficinas, na antiga Estação Férrea de Caxias.
Esse ano fomos assistir ao espetáculo: As aventuras no Trem da Leitura: “ Cacá, uma menina fascinada por computadores e videogames, entra no mundo da imaginação através de um passeio de trem e desembarca em estações onde conhece histórias clássicas da literatura nacional e estrangeira, descobrindo, em seu sonho, o encantamento dos livros que não conhecia e o gosto pela leitura. Produção Cla Uerê! Direção: Marcelo Donini.
Orquestra Municipal de Sopros - Caxias do Sul

No dia 05 de abril de 2010 nossa Escola foi assistir a Orquestra Municipal de Sopros na Casa da Cultura, Teatro Municipal Pedro Parenti. Foram 4 ônibus com todos nossos alunos, do 1º ano até o 5º ano. Os alunos estavam ansiosos, a grande maioria nunca tinha assistido a um espetáculo da Orquestra.
As cortinas estavam fechadas. A orquestra ensaiava. Gritaria, as crianças se ajeitando, mais escolas chegando...
As luzes foram baixando e o foco de luz iluminou a apresentadora do Concerto Didático.
O Maestro, Gilberto Salvani apresentou todos os músicos, por ordem das famílias dos instrumentos: Madeiras, metais e percussão.
Cada familia de instrumentos tocou um pedacinho de música clássica.
O maestro explicou sobre a regência e o uso da batuta, cantamos forte ou fraco, conforme o movimento da batuta.
Ouvimos um pouco sobre a história da música e o surgimento das orquestras. Período Barroco,Período Clássico, Romântico e do século XX.
Ouvimos também Heitor Villa Lobos, os alunos se encantaram ouvindo o som de trem da orquestra. Os voluntários que subiram no palco para responder as perguntas eram todos da nossa escola, ganharam flautas.
Esse trabalho vai continuar em sala de aula.
quarta-feira, 24 de março de 2010
SOLIDARIEDADE - PARADIGMA
Vivemos num período classificado como neo-liberal, onde o mercantilismo permeia até as relações sociais. Uma alienação geral nos incentiva a nos realizar nas compras. O consumo é a grande palavra de ordem. Sofremos um bombardeio constante de informações e imagens, que deixam também nossas crianças como marionetes do consumo e dos modismos.
O papel da escola deveria ser o de formar cidadãos, conscientes de si, de seu mundo, das relações de poder e da política (lembrando Frei Betto). Percebe-se, entretanto, uma preocupação maior em formar mão-de-obra para o mercado do que possibilitar o pensar, a crítica, a formação de valores, bem acima de qualquer religião.
Lembrando Frei Betto de novo, o grande paradigma desse milênio deveria ser a solidariedade e não a competitividade ou o mercado. Acredito que esse mal tão comum, a depressão, sempre vem junto com o egoísmo e a falta de solidariedade. Solidariedade que começa dentro de cada um (auto-estima: quando nos respeitamos é mais fácil respeitar os outros), englobando o todo, as nações e a natureza. Só assim conseguiremos um sentido para a vida, de forma que nos traga a realização.
segunda-feira, 22 de março de 2010
ÉTICA
Desmoralizar algum companheiro de profissão, ou instituição pública a ponto de fazer piadinhas e chacotas;
Deixar que antipatias interfiram no relacionamento com colegas ou andamento do trabalho;
Ser mal-educado. A boa educação , como cumprimentar e ter respeito pelas pessoas ao nosso redor não se discute, tem que ser de praxe;
Ter preferências na equipe de trabalho também traz dano (inveja, competição) ao equilíbrio e harmonia do todo;
Estragar a reputação dos outros é outra coisa que não se discute, não pode acontecer.
Um líder ético deve zelar sempre pelo bem comum, liderança na área da educação é muita responsabilidade, pois sabemos que ensinamos pelo exemplo. Sempre procuramos seguir o exemplo do líder, do nosso superior, se não temos bastante firmeza nos bons princípios, caímos no mau exemplo. “Ah, ele também agiu assim, por que não posso fazer igual?”
O culto a verdade deve ser um hábito no nosso dia-a-dia, se é dolorosa pode ser omitida, mas nunca deturpada.
A bondade é outra preciosidade que facilita nossa vida, quando a cultivamos. Cada ato de bondade forma um elo que nos liga a imensa cadeia universal da bondade, que nos enche de felicidade e alegria, facilitando nossa vida no stress diário.
Lembrei do filme “A Corrente do Bem” , atos de bondade provocaram muitas conseqüências positivas, então imaginem um ato contrário ao bem, quanta influência negativa não está alastrando por aí... Afirma-se muito que é mal do brasileiro querer sempre levar vantagem... e agindo assim a honestidade é o primeiro descarte.
Nossa fama lá fora é horrível, viajando com a família nessas férias passamos por situações constrangedoras: Tivemos que assinar termo de responsabilidade de que não “levaríamos nada embora” do apartamento alugado, e num café tivemos que pagar antes de sentar, pois nos reconheceram como brasileiros (explicação: brasileiros saem de fininho sem pagar). Que filhos estamos deixando para o nosso planeta? Se pensarmos no bem comum, cada ato tem conseqüências no todo, como uma grande cadeia. Eu educo meu filho como eu quero, ninguém tem nada com isso, já era, hoje não cabe mais, eu educo meu filho para o mundo!!!!
Como despertar em nossos jovens o entusiasmo pela dignidade e correção de caráter? Se um adulto não está dentro do exemplo de dignidade humana, com certeza ele não teve uma boa educação, mas se for um político, um empresário ou um diretor de escola, com certeza eles passaram pelos bancos escolares, então será que foi a escola que falhou?





