Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

8 de Maio - Dia do Artista Plástico

Dia 8 de Maio  é dia do Artista Plástico.
Esse dia foi  escolhido em homenagem ao nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, paulista de Itu, nascido no ano de 1851.  Estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, aluno de Júlio Le Chevrel e de Victor Meireles. Estudou  também na Escola Superior de Belas-Artes de Paris. Sua obra é também um documento de época, pois retratam a realidade regional do interior de SP, pouco explorada pelos pintores na época. Faleceu, tragicamente, em 13 de novembro de 1899.


O violeiro, 1899 - Pinacoteca do Estado de São Paulo


http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra Dra. Maria Elizabeth de Almeida

Maria Elizabeth B. de Almeida palestrou no dia 20 de abril na FTEC sobre a Integração de Tecnologias às Práticas escolares a ao currículoDefensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, ela  alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas.
Dra Elizabet Maria de Almeida
Palestra do dia 20 de abril de 2012

Esse encontro marca o inicio de reflexão dos 20 anos de informática na rede.
A secretaria da educação Jaqueline Marques situou Caxias no contexto das tecnologias, lembrou dos vinte anos de informática educativa na rede municipal. O primeiro LIE foi a Escola Angelina, de caráter regional.
Dra. Elizabet salientou a maturidade do município em relação à Informática..

Em sua palestra Dra. Elizabet nos fez refletir :
Qual é o significado das tecnologias na nossa vida? Qual a relação que as crianças e jovens estabelecem hoje com as tecnologias digitais de informação e comunicação?

Atualmente nossos alunos já vivem a cultura digital, a tecnologia já está arrombando a escola, através do celular, iPod, máquina digital etc...
A lan house hoje também se tornou educativa. As crianças trazem conhecimento da lan house. Há 10 anos atrás não pensávamos a tecnologia no currículo. Hoje há políticas públicas que procuram fazer a integração da educação, das práticas escolares e currículo com as tecnologias.
 A criança tem o domínio, está nas redes, não precisa de escola, mas a tecnologia por si só não tem sentido.  Nós temos o conhecimento e  a intencionalidade e definimos o  ato pedagógico.

O maior desafio atualmente é a reorganização do currículo de forma  a torná-lo aberto e flexível voltado para a investigação, integrando o conhecimento sistematizado com o currículo real desenvolvido na ação, integrando as Tics ás atividades de sala de aula e ao currículo

Confira alguns sites:
                                   

Vídeo Educarede                                                                                                                                                                                                                                                   

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Greenpeace e a Liga das Florestas

"A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas. Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!Uma lei popular precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para ser aceita pelo Congresso. É o primeiro obstáculo de um tortuoso caminho político, que parece feito para evitar que a voz do povo de chegue aos círculos do poder em Brasília. Mas nós do Greenpeace vemos obstáculos como incentivos e convidamos você a fazer o mesmo." http://www.ligadasflorestas.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.

USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.


USO SEGURO E PEDAGÓGICO DA INTERNET.


A Internet pode ser um lugar de respeito e educação, um espaço público, livre e aberto a expressão e informação no mundo globalizado?

Essa é uma preocupação não só de pais e educadores mas de muitos segmentos, como a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet.

http://www.safernet.org.br/site/prevencao

Essa entidade também desenvolve pesquisas periódica e ações de prevenção contra os perigos na Web, como oficinas e palestras.

Muitas pesquisas apontam para o elevado número de crianças que navegam sem mediação ou orientação de um adulto.

No portal da SaferNet está disponibilizado uma Cartilha com dicas de segurança e proteção, guia de netiqueta (boas maneiras nas relações virtuais) e Direitos humanos e cidadania no ciberespaço. Realmente a orientação ainda é o melhor que proibir.

Dicas do NTM – Núcleo de Inclusão Digital

Professora Vera Medeiros

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VII Seminário Interno de Informática Educativa

VII Seminário Interno de Informática Educativa

Dia 01 de dezembro iniciou  o VII Seminário de Informática da Rede Municipal de Caxias do Sul, com relatos no turno da manhã e da tarde.  A noite aconteceu a palestra com Dr. Daniel de Queiroz Lopes.
No sábado de manhã serão ministradas várias oficinas:
Microcontos no Twitter
Resgatando as memórias orais com Podcast
Tralhando com Wikis na Língua Estrangeira
Trilha do Calendário
Geografia no Google Maps
Artes Visuais no Glogster
Apresentação dos alunos da Escola Angelina Sassi Comanduli na abertura do Seminário.
À tarde a EMEF Caldas Junior apresentou o relato " Ph da
àgua", trabalho de pesquisa coordenado pela professora
Simone  Tonietto,com as 8as. séries da escola.
Essa pesquisa foi decorrente da parceria com a Universidade
de Caxias do Sul. A UCS desenvolveu experimentos de
oxiredução e divulgação do projeto maior "Ph do Planeta",
todas essas ações estão relacionadas ao ano internacional
da Química.
Os alunos coletaram várias amostras de água.Mediram o pH
das amostras através da utilização de soluções indicadoras
coloridas.

Para maiores informações acesse o portal  QNint
 
http://qnint.sbq.org.br/agua/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação


No dia 28 de novembro de 2011 ocorreu o Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação da Região Serrana: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria.

Com o objetivo de ampliar e qualificar as discussões sobre o uso de Tecnologia na Educação.
No turno da manhã aconteceu mesa redonda com os palestrantes Ana Claudia Figueroa, Carla B. Valentini, Gladis Falavigna e Edson C. Camargo.
A tarde aconteceram os relatos por sala temática. "WebQuest e Blog uma alternativa de trabalho - Projeto Uca" foi um dos trabalhos apresentados da Escola Caldas Júnior:



http://ucacaldas.blogspot.com/2011/11/seminario-regional-de-uso-de.html

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prezi

Alimentos Despoluentes

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Capitalismo pode ser sustentável?

O Capitalismo pode ser sustentável?

O Brasil está discutindo a inclusão do direito de “ser feliz” na Constituição, reforçando o direito do cidadão de ser feliz. Nosso país passa por um momento muito bom na economia. Nossa economia está em expansão. O PIB cresceu. Cada vez mais parece que a felicidade tem a ver com economia. A felicidade é um desejo de todo mundo. Platão, na Antiguidade já discutia sobre a felicidade.
O progresso traz felicidade? Até que ponto o crescimento da renda garante a felicidade? O dinheiro traz felicidade?
Hoje em dia a “felicidade” está cada vez mais atrelada ao consumismo. A mídia promete felicidade na aquisição de produtos.
MAS E O MEIO AMBIENTE?
Se chegarmos num padrão de consumo de primeiro mundo o meio ambiente vai sofrer as conseqüências.
A propaganda continua nos dizendo que você é o que você consome, que precisamos daquele carro para ter poder, que será respeitado pelo que você consome, que será feliz se fizer aquela aquisição.As imagens das propagandas são sempre super mentiras.
Quando saio as compras me sinto muito feliz, mas é passageiro, logo passa, ai surge um problema e fico triste de novo, precisando adquirir um novo bem para me sentir bem. Se trocar a máquina de lavar que já está ultrapassada, onde ela vai ser colocada?
Quando fomos visitar o aterro sanitário me doeu na alma. A terra é nossa mãe, nos dá vida, água, alimento, vida... e no seu ventre enterramos nosso lixo.