Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Museu de Ciências Naturais - UCS

Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul e Aquarium

O museu foi aberto em 1984 com pesquisas na área da Botânica. Em 1995 foi transferido para o atual prédio com espaços para exposições permanentes e temporárias, sala de aula, laboratórios de pesquisa.
A equipe do museu prepara atividades de educação ambiental para atender as escolas.



Na parte superior encontra-se o Museu de Ciências Naturais. Dioramas com animais taxidermizados e vegetação representativa indicam os  principais  biomas da nossa região: Campo,  Mata de Araucária, Litoral e Mata Atlântica. Cada bioma tem características distintas com fauna e flora diversificado, adaptados ao ambiente.

 Quando há grupos escolares a equipe do museu prepara atividades  de educação ambiental, conforme planejamento prévio com as escolas. Na parte  térrea, foi instalado o Aquarium, com  14 aquários, 13 de água doce, um deles específico para de peixes dos rios do Rio Grande do Sul, e um aquário marinho. São 101 espécies entre peixes, equinodermos, crustáceos e plantas aquáticas. 




CAMPO

No diorama representativo do bioma Campo, há diversos animais característicos como o tatu peludo, tatu galinha, lebre, sabiá-do-campo, carrapateiro, zorrilho, crânio do gavião carijó e do quiriri, lagarto teiu, quero-quero e a seriema.

O lagarto teiú é um dos lagartos mais conhecidos do interior do Brasil. Carnívoro alimenta-se de ovos de galinha ou de pássaros, e pequenos mamíferos, insetos e crustáceos, mas também gosta de frutas folhas e flores.Tem hábitos diurnos, toma banho de sol e hiberna nos meses frios.



MATA ATLÂNTICA

Mata nacional, corre no litoral do Brasil, bioma em grande perigo devido a urbanização, as maiores cidades do Brasil estão na faixa da Mata Atlântica.
 
MATA DE ARAUCÁRIA

No diorama representativo do bioma Mata de Araucária há bugios, gralha-azul, cutia, tamanduá-mirim.





As aranhas caranguejeiras ou tarântulas não são venenosas, elas alimentam-se de pequenos animais e principalmente de insetos . Seus pelos podem causar irritação, mas somente se sentirem ameaçadas, pois usam esses pelos como defesa.


No diorama podemos ver gavião-carijó, pele da cobra cruzeira, corte transversal da araucária,  folhas de erva-mate, tatu galinha, aranha caranguejeira, esqueleto de jararaca e  e no centro uma curucaca.

LITORAL

No diorama representativo do bioma Litoral podemos ver  casco de tartaruga, mandíbulas de tubarão mangona, siri,, mexilhões, corais, verde, conchas, cracas, ovos de peixes cartilaginosos, raia e pinguim de Magalhães. O litoral é rico em nutrientes a
 


RESTINGA

A restinga é muito importante para segurar a areia da praia, porém são muito prejudicada pela expansão urbana. A vegetação da restinga é constituída de arbustos que  suporta solos pobres, calor intenso,  salinidade, dessecação. Aves migratórias e nativas alimentam-se de crustáceos, moluscos, pois a restinga funciona como reservatório natural de água e de recursos bióticos. Uma ave muito encontrada é a Coruja buraqueira.

BANHADO

No diorama representativo do diorama Banhado podemos ver martim-pescador-grande, jacaré-de-papo-amarelo, carão e marreca caneleira.







Visão do teto com os planetas e dinossauros


Visão central do Museu com esqueleto humano e representação de um vulcão ao fundo.







A serra gaúcha é formada por rochas vulcânicas, o Basalto. Outro atrativo do museu, da área da Geologia, é a grande quantidade de amostras de rochas e minerais da região e de diversos pontos do Brasil.

Há também fósseis de animais e plantas fazendo parte da exposição didática permanente do museu.Também há uma sala para exposições temporárias.