Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2008

Reflexões de 2005

2ª Série: Mês de agosto/2005 Trabalhando com Open Office Impress: Os alunos da 2ª série (t. 21, 22 e 23) estudaram em sala de aula sobre a classificação dos animais vertebrados: Mamíferos, répteis, peixes, aves e anfíbios. Achei que era a oportunidade deles usarem nossa intranet. Elaborei um site com pouco texto e muitas imagens dos animais. Iniamos com a turma 23.Aprenderam que quando aparece uma mãozinha tem uma portinha que abre para outras janelas. Exploraram bem os links. Numa próxima aula eles criaram slides sobre a classificação dos animais. Já deixei inserido em cada slide um representante de cada classe, eles teriam que digitar embaixo da figura as características principais de cada animal. Aprenderam a mudar a cor do fundo, tamanho da fonte e a apresentar os slides. Aconteceram alguns problemas com o Open Office Impress, como o sumiço das figuras. Se as figuras não são salvas juntas numa pasta com o slide, elas não ficam fixadas como no Power Point. A solução é salvar com extensão ppt. Foram três aulas para terminar. Corrigir os erros de português ou não? Pensei em deixar, mas eu e a professora regente resolvemos sentar com cada grupo e orientá-los para a correção dos erros. Outro ponto importante: A professora achou que o trabalho estava demorando muito, gostaria de passar para outro. Naquela semana pensei o que poderia fazer. Iniciar outro trabalho e deixar esse, já terminado assim? Estava sendo tão trabalhoso para eles digitarem, poucos tinham terminado, outros estavam cançados, queriam jogar... Concluimos que o trabalho, depois de pronto poderia ser apresentado para outra turma. E foi o que fizemos, convidamos uma turminha de 1º.série para assistir as apresentações. Porém a profe da primeira série achou que eles não ficariam quietos e os espalhamos entre os dez grupos, onde assistiriam a apresentação individualmente. Valeu! As outras duas segundas séries apresentaram para os colegas da sala. Todos sentadinhos de frente para o computador do grupo que apresentava. O grupo fazia a leitura de cada slide e depois respondia alguma pergunta ou ouvia alguma crítica.... Trabalhando com o editor de texto: Open Office Writer . Setembro A segunda série (t.23) trabalhou em sala de aula com fantoches. Em grupo criaram uma estória com os fantoches. No Laboratório de Informática digitaram a estória e desenharam os personagens no Tux Paint. Essa foi a oportunidade para os alunos se familiarizarem com o editor de texto do Linux. Aprenderam a fazer parágrafo, letra maiúscula, corrigir os erros das palavrinhas sublinhadas, usar o travessão nos diálogos e a acentuar. Os grupinhos eram de três, então ficou combinado que cada um teria um espaço de tempo para digitar um pouquinho. Alguns tomaram conta, pois achavam que digitavam mais rápido do que os colegas. Esse trabalho também demorou, em torno de três aulas, deixando alguns alunos cançados e a professora também. Incentivei o desenho dos personagens para os que terminaram antes. Mas os que demoraram mais usaram as imagens da pasta das figuras. Os desenhos foram feitos no editor de desenhos Tux Paint. Para transformar essa imagem em jpg é um pouco complexo para os alunos, por isso é eu mesmo faço. Capturar a imagem da tela no desktop, clicar para a figura abrir no Gimp, selecionar, recortar, abrir um novo, colar e salvar como jpg, na pasta da turma. Os desenhos foram feitos com o pincel, sem uso de carimbos, ficaram tão bonitos que imprimimos colorido na secretaria para colocar no mural. A impressora do Laboratório é preto e branco e nem todos estão na rede da impressora, por isso a impressão dos trabalhos não é freqüente.

sexta-feira, 14 de outubro de 2005
Como usamos a pesquisa na Internet, sem Internet? Temos Internet na secretaria, e quando algum professor solicita algum assunto eu faço a pesquisa na secretaria mesmo, copio e colo no Composer, insiro as imagens e depois baixo no servidor do Laboratório, para a nossa Intranet, procuro sempre indicar a fonte de onde tiro as páginas. Os assuntos estão agrupados por disciplina e cada novo assunto solicitado e pesquisado recheia mais a nossa intranet. Vou contar algumas experiências, que não deram muito certo e outras que deram muito certo... Vera Eleni

quinta-feira, 6 de outubro de 2005
Procuro sempre valorizar e incentivar a criação de desenhos. A criação de desenhos no Tux Paint é muito facilitada. Os alunos criam suas histórias e já vem com seus desenhos. Observando-os eles o editam no Tux, procuro incentivá-los a não usar carimbos. Vera Elenita -

Iniciando minhas reflexões.... Sou professora de informática da rede municipal. Nossa escola foi sorteada com o projeto Proinfo e a partir deste ano temos 10 computadores disponíveis para nossos alunos. Dentro do ambiente Linux tivemos muitos desafios a transpor. Sem Internet para as pesquisas, sem poder usar CD-room, parecia que estávamos meio limitados. Alguns professores deixaram claro que não usariam o laboratório para digitação, que esperariam quando tivesse internet. Agora, outubro de 2005, praticamente todos os professores estão marcando horário para seus alunos, e são muitos os projetos. Estamos conseguindo realizar um ótimo trabalho, do Pré à 8ª. série. Como trabalhamos com A Educação Infantil? Foram muitos os projetinhos, alguns nomes:" Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Circo da Lua", Lendas do Brasil, etc... Na aula de informática os alunos complementavam o projeto criando os desenhos no Tux Paint. Com o tempo eu fui criando as histórinhas, usando o Tux Paint, o Gimp para editar as figuras e o Editor de Slides Impress do Linux. Vou mostrar algumas...

Um comentário:

Marta Rizzi disse...

Oi Vera!
Gostei da forma como você está desenvolvendo o seu trabalho. Continue divulgando. É importante saber como a tecnologia acontece na educação.
Um abraço.