Do curso realizado na E.M.E.F.Bento Gonçalves da Silva, pela Ms. Vânia Moreles Rowell "Competência e Habilidades - processo de aprendizagem"
Aprender é muito bom, é próprio do ser humano. Somos seres do conhecimento. Mas só aprendemos o que faz sentido para nós, pois o conhecimento é interno.
As dificuldades dos alunos, muitas vezes está no entender os enunciados. A grande dificuldade está no conhecimento de conceitos. Muitas vezes, por já sabermos, subtendemos que os alunos também já sabem, mas quando questinamos percebemos a ignorância de muitos conceitos que nos pareciam já sabidos.
Seguindo o ciclo de resolução de problemas de Stemberg, podemos começar assim:
1- Identificar o problema;
2- compreendê-lo, estabelecendo sentido;
3- construir estratégias - monitorando o processo de resolução.
Que estratégias podemos usar para resolução de problemas?
Partindo da decomposição da totalidade do problema em elemntos compreensíveis, a análise.E depois reunindo os elementos essenciais para organizá-los em prol de resolvê-lo.
Qual a diferença entre problema e exercício? O problema é um obstáculo que temos que resolver e o exercício é a prática, o exercitar, consolidando, formando as redes neurais daquele assunto. Algumas coisas precisam ser automatizadas como a tabuada. Memorizar é uma habilidade muito importante para a aprendizagem.
Se "analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são partes necesárias para a resolução de problemas e se aos elementos desse conjunto chamamos habilidades, então o que é habilidade?
Partindo dessa pergunta nos encontramos numa rede de conceitos fervilhando em nossas cabeças. Nossa reflexão é estimulada para buscarmos o conhecimento prévio, o que já sabemos sobre isso. Temos que organizar o que sabemos para poder expô-lo. Descobrimos que aprendemos por necessidade e o que tem sentido para nós.
Algumas concepções de habilidade:
- Aptidão, disposição inata ou adquirida para alguma coisa, destreza (Saraiva, 1993)
- Saber como, adquire-se gradualmente e por prática, por descobrimento. (Pozo, 1998)
- Ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações problemas, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. (Vasco Moretto, 2002)
- As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçõem-se e articulam-se possibilitando nova organização das competências (ENEM)
- Uma competência para ser constituida pressupoe o desenvolvimento de procedimentos, operações, estratégias ou seja, de um conjunto de habilidades.
As habilidades podem ser hierarquizadas, as competências não, cada habilidade está constituida de outras habilidades, como a habilidade de ler, que compreende as habilidades de decodificar, compreender e interpretar.
São Habilidades: saber fazer: operação cognitiva, açõa mental voluntária que presupões processamento, estruturação, ação pensada, por isso pode ser aprendida, desenvolvida, aperfeiçoada, automatizada.
Habilidades:
Analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são habilidades que se desenvolvem a vida inteira, com níveis diferentes de complexidade.
Competência:
- Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais ou não-verbais;
- resolver problemas de forma visível e eficaz;
- usar adequadamente a informação acumulda;
- avaliar criticamente dados, situações e fenômenos;
- atuar em grupo.
domingo, 29 de agosto de 2010
Competências e Habilidades
Mato Sartori
Mato Sartori
Quem diria que nossa cidade, tão industrializada conseguiu preservar 6,6 hectares de mata nativa, em pleno centro. É o que sobrou da flora nativa, uma partezinha do que seria nossa cidade nos seus primórdios. Mata de Araucária ( Floresta Ombrófica Mista) com diversas espécies.
Ao redor dessa área foi construida uma via de acesso, onde a Guarda Municipal pode circular, garantindo a segurança, além de câmeras de vídeo em toda a sua extensão.
Na entrada há um Centro Administrativo com sala de exposição, com mostras de espécimes da flora do parque, maquete do parque e sala para apresentar vídeo explicativo. No interior há três trilhas de dificuldades diferentes.
Trilha dos Pinheiros:
É a maior trilha do Parque. Em torno de 1.090 metros. A maior atração é o Observatório, com 20 metros de altura.
Trilha da Pinguela:
São 180 metros, mas com dificuldade, pois há subidas e descidas íngremes. Passa-se pela pinguela, de 15 metros de extensão, onde se avista a Cascata e pelo Mirante, com 12 metros de altura, onde se tem uma vista do Parque e da cidade.
Trilha do Carrapicho:
São 200 metros de trilha e a maior atração é a árvore carrapicho, a maior do parque, com passeio suspenso.
Algumas árvores que pode-se ver:
Cedro: Cedrela fissilis Vell
O cedro chega a atingir até 30 metros de altura. Gosta de solos profundos e úmidos. Infelizmente está ameaçado de extinção.
Carrapicho – Sloanea monosperma Vell
Chega a atingir até 25 metros de altura. Possui tronco rugoso. Suas flores são amarelas e pequeninhas que florescem entre agosto e setembro. E os frutos são cobertos de pequenos espinhos, por isso o nome carrapicho, pois gruda no pêlo dos animais e roupas, favorecendo a proliferação das sementes em outros lugares.
Erva Mate – Ilex paraguariensis St.Hil.
Mede até 15 metros de altura. Suas folhas são longas e largas com flores pequenas e pálidas. Seus frutos servem de alimentos para pássaros. Na região sul é largamente consumida no chimarrão. Também é usada no paisagismo como ornamental.
Mamica de Cadela – Zanthoxylum rhoifolium Lam
Mede até 12 metros de altura. Seu tronco possui muitos espinhos quando jovem. Possui copa alongada e irregular. Floresce quase o ano todo, com maior predominância nos meses de agosto a novembro. Os frutos amadurecem de janeiro a março. É uma árvore comum nas matas. É usada no reflorestamento de áreas degradadas. Tem uso ornamental também e é usada para usos medicinais.
O que parecem ser espinhos na mamica de cadela, na verdade são aculhos, que conseguem sobreviver sem tirar nutrientes da árvore.
Sucará - Dasyphyllum tomentosum (Spreng.) Cabrera
Mede até 15 metros de altura. Apresenta tronco de casca rugosa pardo-clara, com grossos espinhos retos. Floresce de dezembro a abril, predominante em fevereiro. Ocorre nas matas dos pinhais, no interior e na borda dos capões, em solos úmidos e rochosos. Usada na recuperação de áreas degradadas.
Seus espinhos são muito asseados. Eram usados para suturar os cortes na Guerra.
Canela- merda – Nectandra megapotamica. Sua folha tem um cheiro característico.
Canjerana
Cabroela canjerana (vell) Mart.
Carrapicho – Sloanea monosperma Vell.
Chal-chal – Allophylus edulis (A.St.Hill, Cambess.& A.Juss)
Mede até 10 m. de altura. Seu tronco é tortuoso de casca escamante. Apresenta flores pequenas, brancas e melíferas que aparecem entre setembro e outubro. Frutifica de novembro a dezembro e são frutos são vermelhos e pequenos. Nos meses frios perde parte de suas folhas.
Guabiroba – Campomanesia xanthocarpo Berg.
Camboatá Branco – Matayba elaeagnoides Radlk.
Mede em torno de 14 metros de altura. Suas folhas são ásperas ao toque. Florescem entre setembro e novembro. Flores são pequenas, brancas e verdes. Os frutos amadurecem de dezembro a janeiro. Muito usada em recuperação de áreas degradadas.
Murta - Blepharocalyx salicifolius (H.B.& K) Berg.
Mede até 20 m. de altura. Tem copa densa comfolhas cobertas por pelos sedosos. Suas flores são perfumadas, florescem entre agosto e dezembro.
Cerejeira - Eugenia Involucatra DC - Mede até 15 m. de altura, com casca lisa, cinza clara, cresce lentamente, prefere solos úmidos e profundos. Seus frutos são comestíveis.
Uvaia – Eugenia pyriformis Camb.
Xaxins:
Xaxim-de-espinho – Alsophila setosa - Formada por caules eretos, chega a medir 10 metros de altura. Apresenta espinhos no tronco . Suas folhas são maiores, chegam a medir cerca de 1 metro a 4 metros. Se desenvolve em lugares mais úmidos.
Xaxim – alosophila Setosa Kaulf.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Orquestra Sinfônica da UCS
A Orquestra da Ucs é composta por 43 músicos, distribuídos entre cordas, madeiras, metais e percussão.
Desde 2001 a Universidade de Caxias do Sul assumiu a então Orquestra de Concerto da Sociedade de Cultura Musica, a SCM.
Mensalmente podemos apreciar os concertos.
Ontem foi a vez do Concerto nº 1 para trompa e orquestra em Mi bemol Maior, Op. 11 de Richard Strauss. O trompetista Nikolay Alipiev foi o convidado especial.
Na segunda parte ouvimos a Sinfonia nº 3 "Heróica" de Beethoven.
Site da Orquestra:
www.ucs.br/ucs/orquestra
O Despertar da Consciência
O Despertar da Consciência
Quem somos nós? De onde viemos? Qual a origem do universo? Essas questões sempre estiveram presentes na história do ser humano.
Assim começou a palestra de Gilmar Baldasso dos Santos. Não era palestra sobre ciências, mas descobrimos como tudo está conectado no mundo!!
A partir do vídeo do Big Bang, podemos imaginar o que foi essa explosão de energia, de onde surgiu tudo que o que existe no universo. A Matrix Divina.
Tudo no universo é feito da mesma base de energia. Nosso corpo também. Somos campos de energia que se move. Tudo o que existe de sólido é energia condensada. A energia se move com os campos de vibrações. Quem move a energia é o pensamento, que tem o poder de alterar os campos de vibração, isto é , nosso pensamento tem o poder de criar.
Desde o Big Bang, nosso universo está em expansão. O universo é eletro magnético. Tem duas polaridades: polo negativo e positivo. O elétron é a menor partícula. Átomos combinados formam moléculas que combinadas formam todas as coisas, como a célula humana.
Cada parte do todo contém o todo, nossas células já tem todas as informações. Nosso corpo é energia. Somos um ser de energia. Nosso corpo se renova 98% a cada ano, a nível celular e atômico. Isso é incrível! Imagine poder renovar nosso corpo! Podemos nos curar de doenças sabendo usar essa energia! A respiração é fundamental para nossa vida. Respiração é renovação! A energia cósmica entra pelo topo da cabeça em todos os chacras! E quando os chacras estão em equilíbrio estamos livres de doenças.
O “Jogo da Vida” começa com a fecundação. Nosso corpo é formado por trilhões de células. O feto é alimentado pelo cordão umbilical. Em torno de 21 dias, o feto recebe a chispa divina, o coração começa a bater. O coração é a maior bomba eletromagnética, contém a divindade. Através do coração temos a ligação com o universo.
É a magia trina: Espírito, Mente e Corpo (Pai, Filho e Espírito Santo).
No processo de criação temos o lívre arbítrio: Pensamento, sentimento, palavra e ação.
Quando pensamos movemos a energia. O que pensamos é uma possibilidade do que vai acontecer. Por isso a importância de disciplinarmos nossos pensamentos. Quem fica muito ligado em coisas ruins, notícias ruins, atrai isso para si!
Os níveis da Criação:
O sentimento é o primeiro nível da criação, o nível abstrato. Pensar é criar vida. Muito cuidado com a raiva, ela polui nosso coração criando e provocando doenças.
No segundo nível está a palavra. Temos a capacidade de transformar nossa vida. A palavra potencializa “Pedi e recebeis” . A palavra aumenta o poder da criação. O pensamento viaja. A matrix coletiva é o conjunto de pensamentos da humanidade.
No terceiro nível está a ação. O nível concreto. A energia viaja. Temos o poder de criar usando o dom de criar. Quando acreditamos nos nossos objetivos, o campo eletromagnético do nosso coração viaja, com uma enorme capacidade de mover. A ação plasma o pensamento. É o processo da criação. Somos seres de energia.
Tudo no universo é amor. Tudo é perfeito. Os campos de energia do universo são perfeitos.
A energia não tem espaço nem tempo. Temos que aprender a ser feliz. Para isso é importante liberar nossas emoções. Chorar, escrever, desabafar com amigos, dialogar, exprimir a raiva ou os sentimento que nos abafam de alguma maneira, para não adoecermos. Assim podemos aprender a ser feliz, irradiando o que somos a todos as pessoas do planeta.
Nova Consciência - Vera Medeiros - acrílico sobre papel reciclado
Gilmar Baldasso dos Santos foi o escritor trabalhado na nossa escola esse ano. As séries finais leram o livro "O Jogo da Vida" em co autoria com a escritora Lourdes Curra. Essa palestra foi realizada na sua segunda visita à Escola.