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domingo, 29 de agosto de 2010

Competências e Habilidades

Do curso realizado na E.M.E.F.Bento Gonçalves da Silva, pela Ms. Vânia Moreles Rowell "Competência e Habilidades - processo de aprendizagem"

Aprender é muito bom, é próprio do ser humano. Somos seres do conhecimento. Mas só aprendemos o que faz sentido para nós, pois o conhecimento é interno.
As dificuldades dos alunos, muitas vezes está no entender os enunciados. A grande dificuldade está no conhecimento de conceitos. Muitas vezes, por já sabermos, subtendemos que os alunos também já sabem, mas quando questinamos percebemos a ignorância de muitos conceitos que nos pareciam já sabidos.

Seguindo o ciclo de resolução de problemas de Stemberg, podemos começar assim:
1- Identificar o problema;
2- compreendê-lo, estabelecendo sentido;
3- construir estratégias - monitorando o processo de resolução.

Que estratégias podemos usar para resolução de problemas?
Partindo da decomposição da totalidade do problema em elemntos compreensíveis, a análise.E depois reunindo os elementos essenciais para organizá-los em prol de resolvê-lo.

Qual a diferença entre problema e exercício? O problema é um obstáculo que temos que resolver e o exercício é a prática, o exercitar, consolidando, formando as redes neurais daquele assunto. Algumas coisas precisam ser automatizadas como a tabuada. Memorizar é uma habilidade muito importante para a aprendizagem.

Se "analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são partes necesárias para a resolução de problemas e se aos elementos desse conjunto chamamos habilidades, então o que é habilidade?

Partindo dessa pergunta nos encontramos numa rede de conceitos fervilhando em nossas cabeças. Nossa reflexão é estimulada para buscarmos o conhecimento prévio, o que já sabemos sobre isso. Temos que organizar o que sabemos para poder expô-lo. Descobrimos que aprendemos por necessidade e o que tem sentido para nós.

Algumas concepções de habilidade:

- Aptidão, disposição inata ou adquirida para alguma coisa, destreza (Saraiva, 1993)
- Saber como, adquire-se gradualmente e por prática, por descobrimento. (Pozo, 1998)
- Ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações problemas, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. (Vasco Moretto, 2002)
- As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçõem-se e articulam-se possibilitando nova organização das competências (ENEM)
- Uma competência para ser constituida pressupoe o desenvolvimento de procedimentos, operações, estratégias ou seja, de um conjunto de habilidades.

As habilidades podem ser hierarquizadas, as competências não, cada habilidade está constituida de outras habilidades, como a habilidade de ler, que compreende as habilidades de decodificar, compreender e interpretar.

São Habilidades: saber fazer: operação cognitiva, açõa mental voluntária que presupões processamento, estruturação, ação pensada, por isso pode ser aprendida, desenvolvida, aperfeiçoada, automatizada.


Habilidades:
Analisar, observar, comparar, relacionar, organizar argumentar, sintetizar e descrever são habilidades que se desenvolvem a vida inteira, com níveis diferentes de complexidade.

Competência:
- Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais ou não-verbais;
- resolver problemas de forma visível e eficaz;
- usar adequadamente a informação acumulda;
- avaliar criticamente dados, situações e fenômenos;
- atuar em grupo.

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