Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra Dra. Maria Elizabeth de Almeida

Maria Elizabeth B. de Almeida palestrou no dia 20 de abril na FTEC sobre a Integração de Tecnologias às Práticas escolares a ao currículoDefensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, ela  alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas.
Dra Elizabet Maria de Almeida
Palestra do dia 20 de abril de 2012

Esse encontro marca o inicio de reflexão dos 20 anos de informática na rede.
A secretaria da educação Jaqueline Marques situou Caxias no contexto das tecnologias, lembrou dos vinte anos de informática educativa na rede municipal. O primeiro LIE foi a Escola Angelina, de caráter regional.
Dra. Elizabet salientou a maturidade do município em relação à Informática..

Em sua palestra Dra. Elizabet nos fez refletir :
Qual é o significado das tecnologias na nossa vida? Qual a relação que as crianças e jovens estabelecem hoje com as tecnologias digitais de informação e comunicação?

Atualmente nossos alunos já vivem a cultura digital, a tecnologia já está arrombando a escola, através do celular, iPod, máquina digital etc...
A lan house hoje também se tornou educativa. As crianças trazem conhecimento da lan house. Há 10 anos atrás não pensávamos a tecnologia no currículo. Hoje há políticas públicas que procuram fazer a integração da educação, das práticas escolares e currículo com as tecnologias.
 A criança tem o domínio, está nas redes, não precisa de escola, mas a tecnologia por si só não tem sentido.  Nós temos o conhecimento e  a intencionalidade e definimos o  ato pedagógico.

O maior desafio atualmente é a reorganização do currículo de forma  a torná-lo aberto e flexível voltado para a investigação, integrando o conhecimento sistematizado com o currículo real desenvolvido na ação, integrando as Tics ás atividades de sala de aula e ao currículo

Confira alguns sites:
                                   

Vídeo Educarede                                                                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário: