Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Formas Ignoradas - Roberto Filippini

Roberto Felippini é arquiteto urbanista. Em sua palestra no Auditório da SMED ele salientou a importância do conhecimento da nossa arquitetura histórica e de preservarmos nosso prédios históricos.

Seu livro "Formas Ignoradas: ornamentos, estilos e memórias" inicia com a explicação dos principais estilos arquitetônicos a partir da Grécia que influenciaram a arquitetura da cidade.  Na segunda parte descreve as principais fachadas de prédios centrais que marcaram a história da arquitetura da cidade. Felippini também resgatou a memória dos prédios que já perdemos e no final do livro um glossário ilustrado de formas arquitetônicas.

Trabalho do arquiteto custeado pelo projeto Financiarte

Segundo Felippini o nome Formas Ignoradas vem da nossa ignorância quanto ao conhecimento arquitetônico. E essa alienação favorece o descaso com a destruição dos prédios antigos.
Os prédios antigos são as marcas da nossa história, de nossa identidade regional, por isso a importância de  preservá-los.
Felippini integra os Conselhos Municipais de Cultura e Educação. Ele desenvolve as caminhadas orientadas pelo centro histórico de Caxias do Sul, saindo do Museu Municipal, Praça Dante e Parque dos Macaquinhos.


Nenhum comentário: