Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia da Árvore


No Brasil o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, marcando também o início do ciclo da primavera. Esses seres que ficam em pé nos acompanham desde antes do homem ser homem, nos inspirando a busca pelo divino no seu crescimento aos céus!

Elas nos completam na respiração pois nosso resíduo, gás carbônico é alimento para elas, e o resíduo delas, oxigênio, para nós é vida! Assim nos complementamos, a bondade arbórea não tem limites, tornam o clima ameno, sobreiam no sol forte, abrem oásis no deserto, nos alimentam e nos dão morada. Há árvores de crescimento rápido, de cerne mole, usadas para celulose, outras mais nobres, de crescimento lento, de madeira de lei, que deveriam ser efetivamente protegidas. Muitas em perigo de extinção, por isso mesmo foram feitas leis para protegê-las. 

Cada estado tem uma de seu agrado, escolhida a dedo, no RS a nossa árvore homenageada é a araucária. As matas do sul eram cobertas de araucárias, mas em poucos anos foram dizimadas, leis foram feitas para que não se extinguissem por completo. Dizem que a araucária pode viver mais de 200 anos e pode atingir mais de 50 metros de altura. Pudera, tanto conhecimento assim nos remetem a pesquisas da sua origem, pasmem, ela surgiu há mais de 200 milhões de anos, no período Triássico!

Sabendo que são pré-históricas, é uma afronta e desumanidade ver sua destruição, a substituição das florestas de araucárias por florestas de pinus ou de eucalipto com fim comercial, como se as árvores estivessem aqui somente para nós lucrarmos com elas, se não traz lucro não é bem vista. Que pena, a civilização que não pensa no futuro cai em desgraça. Os dados estão visíveis, 5 mil quilômetros quadrados de mata são destruídos a cada ano, sem compensação, em detrimento a outros terráqueos que também merecem respeito!

 Mudinhas de araucária cultivadas com carinho







 A grande multiplicadora das araucárias: a gralha azul
 Sem a araucária os grupos de bugius vão diminuir
 A biodiversidade sofre com a ganância do ser humano

A mata não tem preço, vale por ela mesma, quando vamos entender isso?

Para saber mais:
http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/81598/cinco-mil-quilometros-quadrados-da-floresta-amazonica-sao-devastados-a-cada-ano

Obs.: As fotos da gralha-azul e do bugiu bocejando participaram do Concurso Clic Ambiental Caxias do Sul em 2015.

Nenhum comentário: