Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CONTINUAÇÃO DOS RELATOS DO SEMINÁRIO

Escola M. E.F. José Bonifácio:

A professora Denise participou do Curso dos TICS (de cem horas) e seu projeto faz parte da criação de um objeto de aprendizagem. Apresentou o projeto “Conhecendo os instrumentos da Orquestra”, em forma de Webquest, com o objetivo de despertar a sensibilidade musical dos alunos. A Webquest foi elaborada a partir do livro da URGS “A orquestra timtim por timtim” e do desenho “Pedro e o Lobo” do russo Sergei Prokofiev. Os alunos conheceram os instrumentos e tiveram acesso ao som de cada um.
A história clássica “Pedro e o Lobo” é muito bonita, cada personagem representa um instrumento da orquestra, Pedro representa as cordas, os pássaros são as flautas, o pato é o oboé, o avô é o fagote e assim por diante...
Depois de todo esse processo, os alunos foram assitir a uma apresentação da orquestra. Foi muito positivo, pois eles já tinha o conhecimento necessário para entender o que estavam ouvindo.

Escola M. E.F. Jardelino Ramos

A professora Maria Marcolina apresentou um trabalho muito original dentro da Alfabetização. Explorou o alfabeto de várias maneiras, chegando as letrinhas da massa comestível. O clímax do projeto foi a sopa de letrinhas degustada na sala de informática para alimentar a vontade que eles tem de ler. A partir dai os alunos tiveram mais receptividade em aprender a ler, pois comeram muitas letrinhas!! Assistimos a videos das crianças dando depoimentos.
obs: A professora Maria salientou que não comer no LIE é uma regra, mas a regra foi quebrada com muito cuidado ...

Escola M. E. F. Arnaldo Balvê





A professora Daniela Moraes, da sala de recursos da Escola Arnaldo Balvê apresentou Tecnologia Assistiva. Tivemos a presença de um de seus alunos cadeirantes de 9 anos, o Luis Felipe. Ele se utiliza do teclado colméia para digitar. A Dani pesquisa tecnologia assistida e descobriu uma solução para que Luis Felipe pudesse jogar com o mouse: um software em que o aluno move ou mouse com a cabeça. Para Luis Felipe foi um presentão! Ele estava no seminário acompanhado da monitora e de seus pais. Encantou a todos com sua vontade de aprender.
No seu blog Daniela mostra vídeos do Luis Felipe:
http://ivivendoeaprendendo.blogspot.com/2009/07/blog-com-os-alunos.html

Um comentário:

Profe Dani disse...

Amei os desenhos.

Beijão