Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança na Educação

Mudança na Sociedade, Mudanças na Educação: o fazer e o compreender

Resumo do texto de José Armando Valente


Esse texto de José Armando Valente nos mostra que as transformações em que nossa sociedade passa, a partir do sistema produtivo, seguem para um novo paradigma, da parte da produção para a sociedade. Nesse novo paradigma o conhecimento é o fator fundamental, e isso requer um repensar nos processos educacionais. Sabemos que a mudança na educação é sempre lenta. Como essas mudanças deverão afetar a educação e quais serão suas implicações pedagógicas?

Sabemos da necessidade de transformações na escola, mas não sabemos até que ponto. A escola hoje está entre o ensino conservador e a aprendizagem mais liberal.

Fazendo uma comparação com a produção, no fordismo, trabalhadores pouco qualificados dominam partes da produção, empurrando as partes fragmentadas até a montagem do produto final. Na escola tradicional o professor também empurra as informações para os alunos. No novo paradigma, da produção enxuta, exige-se profissionais mais qualificados, que tomem decisões, assumam responsabilidades. Nas escolas o professor deverá estar mais qualificado para criar situações onde o aluno processe as informações e reflita sobre os resultados obtidos, pois o conhecimento é o fruto do processamento da informação, da compreensão. Ai chegamos a outra questão: Que ações educacionais deverão promover a compreensão?

Mudanças na sociedade

Segundo Valente as mudanças são rápidas a nível econômico, mas são mais lentas na educação.

O paradigma da linha de produção fordista já é passado, mas a escola ainda está estanque em diversos aspectos, principalmente no pedagógico (passar informação), na sua estrutura de disciplina, horários, etc...

No paradigma da produção enxuta exige-se indivíduos que saibam tomar decisões, assumir responsabilidades, escolhas.. Já não interessa mais o fazer, o montar, o passar adiante, mas a compreensão, a transformação da informação.

As novas propostas de educação não tem se mostrado satisfatórias até o momento pois ainda continua estanque a concepção da transmissão de informação e estrutura de disciplinas. Os conteúdos não favorecem a criação de ambientes de aprendizagem para a construção do conhecimento.

Como fazer a passagem do fazer para o compreender? Esse é dos maiores desafios educacionais, enfrentar as mudanças na escola para atender a demandas da sociedade do conhecimento.

Segundo Valente as mudanças abrangem:

  • Resgate do espaço da escola como ambiente educativo. Nesse espaço a informação deve ser convertida em conhecimento, por isso a questão do espaço e tempo deve ser revista na escola.

  • Sala de aula contextualizada e estendida a outros ambientes fora da escola, viagens, excursões, museus e em casa.

  • Currículo – O conhecimento deve ser construido e contextualizado (vinculado à realidade). Nesse sentido o currículo deve ser construido pelo professor e aluno.

  • Papel do professor como facilitador. A construção do conhecimento se dá por meio da depuração do conhecimento do aluno, incentivando a reflexão e a crítica.

  • Papel do aluno: constantemente intercedendo no aprimoramento, deve ser ativo, caçador de problemas para resolver e de assuntos para pesquisar, desenvolver habilidades como aprender a aprender, deve ter claro que aprender é fundamental para sobreviver na sociedade do conhecimento.

  • Nova gestão escolar; Administração mais flexível, mais autonomia de seus membros, professores também serão gestores desse processo educativo. Gestão deverá ser voltado a facilitar os processos de aprendizagem, aprimorando od mecanismos de gestão e de ensino-aprendizagem.

  • Papel da comunidade de pais- lar deverá ser um importante centro de aprendizagem. Os pais precisam saber o que é aprender na sociedade enxuta e como eles podem estimular e contribuir para a aprendizagem dos filhos, assim poderá ser mais ativos na Escola, contribuindo com sua experiência e ou auxiliando nas atividades de gestão pedagógica.

  • Auxilio de especialistas externos – Essa nova proposta deverá ser acompanhada pelos profissionais envolvidos, contar com o apoio de especialistas mais experientes.

  • Papel das novas tecnologias – ferramenta para comunicação de profissionais da escola e consultores ou pesquisadores externos, para apoiar a formação de alunos, nas habilidades que serão fundamentais na sociedade de consumo.

    Somente a inclusão não é indicação de mudança, não é o computador que permitirá ao aluno entender determinado conceito. A compreensão é fruto de como o computador é utilizado e de como o aluno está sendo desafiado na atividade de uso desse recurso.

Nenhum comentário: