Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dia Nacional do Livro Infantil


Dia 18 de abril é dia Nacional do Livro Infantil desde a criação da Lei 10.402/2002, que confere essa comemoração ao dia de nascimento de Monteiro Lobato.


Edição de 1973


Tenho 7 livros antigos, infanto-juvenis de Monteiro Lobato, encadernados,  ilustrados por Manoel Victor Filho publicado pela Editora Brasiliense em 1973. Um grande tesouro, adquirido num sebo de livros, livros grandes, 21 cm por 31 cm. Sinto não tê-los na minha infância, pois tínhamos acesso a eles através da biblioteca da escola.  Quem não leu, mesmo assim o conhece, ou suas histórias, como o Sítio do Pica-Pau-Amarelo, transportado para a TV desde os anos 60. As histórias de Monteiro Lobato, seus personagens encantaram muitas gerações. Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, tia Anastácia, Dona Benta, tio Barnabé e os folclóricos marcaram a infância de muita gente. Há teorias que afirmam que quem leu Monteiro Lobato na infância tem mais criatividade.

O escritor nasceu em Taubaté, SP em 1882, quando o Brasil era ainda escravista, por isso esse contexto escravista marca sua obra também. O livro de contos “Negrinha”, nos emociona com a denuncia da condição dos escravos.

Aos 36 anos, (1918) escreveu Urupês, apresentando o caipira Jeca Tatu e a realidade rural brasileira que entram em cena na industria editorial.

Monteiro Lobato viveu pouco, transformou-se em gás inteligente,(como ele chamava a passagem para a morte) aos 66 anos, porém seu legado é muito grande!

 Muitos professores do ensino fundamental usam seus livros, principalmente História das Invenções, O Poço do Visconde e Serões de Dona Benta  para introduzir história e ciências! A história das invenções insere, de forma lúdica assuntos como a evolução da humanidade, biológica e cultural, astronomia e antropologia!

Capítulo "Na imensidão do espaço" do livro Serões de Dona Benta, onde é contado o mito do surgimento das constelações.

Os Serões de Dona Benta ensinam noções básicas de química e física, sistema solar, formação da terra etc..  O Poço do Visconde tem noções de geologia! Isso sem falar em Viagem ao céuEmília no país da gramáticaGeografia de Dona BentaReforma da natureza e Aritmética da Emília. Há muitos professores que os refutam, por conta de informações ultrapassadas, pois foi escrito há mais de 50 anos. Porém não podemos descartar o valor da obra, lembrando do caminho da própria ciência, do contexto do escritor. 


Volume 5 - Histórias do Mundo Para Crianças -  William Shakespeare
Monteiro Lobato sobre a maldição do túmulo de Shakespeare no capítulo "A Época de Isabel"

História do Mundo para Crianças conta de forma lúdica desde como começou o mundo até a 2º Guerra Mundial. 

O escritor de Taubaté produziu muito, vendeu muito livro e traduziu muito também, foi crítico de arte e literatura, pintor, jornalista, advogado e diplomata. Como crítico de arte ele é conhecido pelo seu artigo que criticou ferozmente a exposição de Anita Malfati, em 1917, Paranoia ou mistificação, que em reação, acabou fazendo emergir a proclamação do modernismo.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016
O dia da Astronomia é celebrado também no dia 10 de maio em alguns países.

O que o espaço pode revelar da criação do universo? Como funciona o Cosmos? Quais os segredos que a imensidão esconde?
Essas questões sempre envolveram os estudos dos astrônomos, mas desde o primeiro olhar do homem ao céu, o encanto da vastidão infinita deve ter tomado conta da sua vida, na procura de respostas para os segredos da criação!


Observação da lua em 8/09/14 às 17:50


Mas afinal o que é a Astronomia?

Astronomia é uma ciência muito antiga, mas somente com a invenção do telescópio desenvolveu-se a astronomia moderna. Essa ciência estuda o universo e os corpos celestes como os planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, buraco negro etc.. Estuda-se também a evolução do universo, os fenômenos envolvendo os corpos celestes, bem como as radiações cósmicas.
Astronomia – Observação: O ramo mais importante da Astronomia, pois a observação adquiri dados para os estudos, por isso os observadores amadores também tem seu papel importante na astronomia, principalmente nos casos de eventos passageiros.
Astronomia – Teoria – Essa parte é dedicada a teorização das observações, a partir da qual se criam modelos analíticos na descrição de eventos astronômicos.

Primeiros Telescópios

Os primeiros telescópios surgiram nos Países Baixos, pelas mãos do fabricante de lentes Hans Lippershey em 1608, formado por um tubo com lentes. Na época Galileu Galilei, astrônomo italiano, ficou sabendo e construiu o seu próprio telescópio, com capacidade para ampliar até nove vezes! O instrumento foi utilizado para a exploração dos corpos celestes e suas observações ajudaram a comprovar o sistema heliocêntrico de Copérnico.

Em 2009 comemorou-se 400 anos das primeiras observações de Galileu Galilei feitas em um telescópio, por isso 2009 foi declarado pela ONU, como o Ano Internacional da Astronomia.


Hubble

Depois do telescópio de Galileu o instrumento mais importante da Astronomia foi o Hubble!
Galileu não teve acesso a abundante tecnologia, mas conseguiu aprimorar um instrumento que marcou época trazendo grandes avanços para a Astronomia, hoje o satélite Hubble está revolucionando e trazendo muitas informações que de outra forma não seriam descobertas. As observações a partir do Hubble são fonte de milhares de estudos científicos. Ele vai completar em 2016, 26 anos no espaço. Foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990. Esse satélite deverá permanecer em órbita até 2030, um novo telescópio sucessor já está sendo previsto para 2018. O Hubble já sofreu vários reparos em missões técnicas, a última foi em maio de 2009, ano declarado como Ano Internacional da Astronomia.
Você sabe qual é a velocidade desse satélite? Uma média de 28 mil km por hora. Nessa velocidade consegue completar a órbita do nosso planeta em 95,5 minutos. Num mesmo dia pode dar 14 voltas à terra. Suas observações visam também o estudo da história da evolução do universo.


Abaixo está o site para acompanhar a rota do telescópio:


Arquivo da Nasa com imagens do Hubble:
http://apod.nasa.gov/apod/archivepix.html




sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia Primeiro de Abril - Origens

Dia Primeiro de Abril

Manhã ensolarada, as crianças vão chegando à escola com euforia. O sorriso é notório, gargalhadas.

- Olha o teu tênis desamarrado! - risadas
- Ei, tua calça está rasgada! - mais risadas
- Você deixou cair um papel no chão! - e assim vai...

É dia primeiro de abril. Essas brincadeirinhas são inocentes, mas há outras mais sérias, desrespeitosas e prejudiciais, como avisos mentirosos de falecimentos, ameaças de assalto, etc.. que podem provocar graves consequências. Um caso histórico, que deu inicio as piadas desse dia no Brasil, aconteceu na época do governo de Dom Pedro I, neste dia em 1828 saiu num periódico o aviso de falecimento do Imperador, que só foi desmentido no outro dia.

Historicamente acredita-se que a origem das mentiras e brincadeiras do primeiro de abril vem da França, que, como outros países europeus, tinha o primeiro de abril como o primeiro dia do Ano Novo no calendário antigo. Na semana anterior ao primeiro de abril, iniciavam os preparativos para os banquetes e presentes para as festas de final de ano.

A mudança para o dia 1º de janeiro ocorreu com a adoção do Calendário Gregoriano, adotado pela maioria dos países ocidentais. A França passou a adotá-lo a partir de 1564, mas naquela época as notícias demoravam a chegar, ou a se enraizar. Muitos franceses continuaram a seguir o calendário antigo, que comemora o primeiro do ano no dia 1º de abril. Os que sabiam da mudança os ridicularizavam, enviando convites para eventos falsos e presentes inusitados. A fama desse dia pegou, sendo chamado “dia dos tolos”, ou “dia da mentira”.

Então muito cuidado com o dia de hoje, seus amigos podem estar preparando uma peça para você, e não há razão para ficar bravo, pois nesse dia vale pregar uma mentirinha!