Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia Primeiro de Abril - Origens

Dia Primeiro de Abril

Manhã ensolarada, as crianças vão chegando à escola com euforia. O sorriso é notório, gargalhadas.

- Olha o teu tênis desamarrado! - risadas
- Ei, tua calça está rasgada! - mais risadas
- Você deixou cair um papel no chão! - e assim vai...

É dia primeiro de abril. Essas brincadeirinhas são inocentes, mas há outras mais sérias, desrespeitosas e prejudiciais, como avisos mentirosos de falecimentos, ameaças de assalto, etc.. que podem provocar graves consequências. Um caso histórico, que deu inicio as piadas desse dia no Brasil, aconteceu na época do governo de Dom Pedro I, neste dia em 1828 saiu num periódico o aviso de falecimento do Imperador, que só foi desmentido no outro dia.

Historicamente acredita-se que a origem das mentiras e brincadeiras do primeiro de abril vem da França, que, como outros países europeus, tinha o primeiro de abril como o primeiro dia do Ano Novo no calendário antigo. Na semana anterior ao primeiro de abril, iniciavam os preparativos para os banquetes e presentes para as festas de final de ano.

A mudança para o dia 1º de janeiro ocorreu com a adoção do Calendário Gregoriano, adotado pela maioria dos países ocidentais. A França passou a adotá-lo a partir de 1564, mas naquela época as notícias demoravam a chegar, ou a se enraizar. Muitos franceses continuaram a seguir o calendário antigo, que comemora o primeiro do ano no dia 1º de abril. Os que sabiam da mudança os ridicularizavam, enviando convites para eventos falsos e presentes inusitados. A fama desse dia pegou, sendo chamado “dia dos tolos”, ou “dia da mentira”.

Então muito cuidado com o dia de hoje, seus amigos podem estar preparando uma peça para você, e não há razão para ficar bravo, pois nesse dia vale pregar uma mentirinha!

Nenhum comentário: