Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016

Dia Mundial da Astronomia – Comemorado no Brasil no dia 8 de abril de 2016
O dia da Astronomia é celebrado também no dia 10 de maio em alguns países.

O que o espaço pode revelar da criação do universo? Como funciona o Cosmos? Quais os segredos que a imensidão esconde?
Essas questões sempre envolveram os estudos dos astrônomos, mas desde o primeiro olhar do homem ao céu, o encanto da vastidão infinita deve ter tomado conta da sua vida, na procura de respostas para os segredos da criação!


Observação da lua em 8/09/14 às 17:50


Mas afinal o que é a Astronomia?

Astronomia é uma ciência muito antiga, mas somente com a invenção do telescópio desenvolveu-se a astronomia moderna. Essa ciência estuda o universo e os corpos celestes como os planetas, estrelas, galáxias, nebulosas, buraco negro etc.. Estuda-se também a evolução do universo, os fenômenos envolvendo os corpos celestes, bem como as radiações cósmicas.
Astronomia – Observação: O ramo mais importante da Astronomia, pois a observação adquiri dados para os estudos, por isso os observadores amadores também tem seu papel importante na astronomia, principalmente nos casos de eventos passageiros.
Astronomia – Teoria – Essa parte é dedicada a teorização das observações, a partir da qual se criam modelos analíticos na descrição de eventos astronômicos.

Primeiros Telescópios

Os primeiros telescópios surgiram nos Países Baixos, pelas mãos do fabricante de lentes Hans Lippershey em 1608, formado por um tubo com lentes. Na época Galileu Galilei, astrônomo italiano, ficou sabendo e construiu o seu próprio telescópio, com capacidade para ampliar até nove vezes! O instrumento foi utilizado para a exploração dos corpos celestes e suas observações ajudaram a comprovar o sistema heliocêntrico de Copérnico.

Em 2009 comemorou-se 400 anos das primeiras observações de Galileu Galilei feitas em um telescópio, por isso 2009 foi declarado pela ONU, como o Ano Internacional da Astronomia.


Hubble

Depois do telescópio de Galileu o instrumento mais importante da Astronomia foi o Hubble!
Galileu não teve acesso a abundante tecnologia, mas conseguiu aprimorar um instrumento que marcou época trazendo grandes avanços para a Astronomia, hoje o satélite Hubble está revolucionando e trazendo muitas informações que de outra forma não seriam descobertas. As observações a partir do Hubble são fonte de milhares de estudos científicos. Ele vai completar em 2016, 26 anos no espaço. Foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990. Esse satélite deverá permanecer em órbita até 2030, um novo telescópio sucessor já está sendo previsto para 2018. O Hubble já sofreu vários reparos em missões técnicas, a última foi em maio de 2009, ano declarado como Ano Internacional da Astronomia.
Você sabe qual é a velocidade desse satélite? Uma média de 28 mil km por hora. Nessa velocidade consegue completar a órbita do nosso planeta em 95,5 minutos. Num mesmo dia pode dar 14 voltas à terra. Suas observações visam também o estudo da história da evolução do universo.


Abaixo está o site para acompanhar a rota do telescópio:


Arquivo da Nasa com imagens do Hubble:
http://apod.nasa.gov/apod/archivepix.html




Nenhum comentário: