Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Garça-vaqueira nos caminhos da colônia


Garça-vaqueira nos caminhos da colônia
A garça-vaqueira ou garça-carrapateira ( Bubulcus ibis ) é originária da África, seu nome se refere ao fato da sua alimentação insetívora, na África acompanham manadas de animais que atraem seu alimento, moscas, gafanhotos e outros insetos. No Brasil apareceram nos idos dos anos 60, pela ilha de Marajó, de lá pra cá se alastraram por todo o país. Na nossa região, serra gaúcha, estávamos acostumados a observar, no bairro Galópolis, os ninhais dessa garça nas árvores à beira da BR 116. Lá, chegaram por volta dos anos 80, aumentando sua população a cada ano.
Essa garça branca possuiu uma plumagem alaranjada no peito e topo da cabeça na época da reprodução, suas pernas e bicos ficam avermelhados.

No dia 04 de dezembro descobrimos um novo ninhal dessa garça, em Flores da Cunha. 
As fotos a seguir foram tiradas no Parque das Pitangueiras (pousada e restaurante). Neste domingo a paisagem estava diferente. A ilha do centro do lago que congrega frangos-d'água ( Gallinula galeata) e tapicuru (Phimosus infuscatus) estava completamente dominada pelas garças-vaqueiras. Elas apareceram nesta primavera e disputaram os galhos das duas pequenas árvores da ilha.






Essa garça tem uma envergadura de até 90 cm, seu comprimento está em torno de 50 cm. Ela pode viver até 15 anos. A plumagem normal é branca com bico amarelo e pernas esverdeadas. Na época da reprodução algumas partes da plumagem tornam-se alaranjadas, como o peito, alto da cabeça e dorso,  bem como o bico e as pernas. O olho também altera de amarelo para avermelhado.
 





Os jovens são brancos com o bico escuro. O casal constrói o ninho, onde a fêmea põe até 5 ovos incubados por ambos entre 22 a 26 dias. Após um mês os filhotes abandonam o ninho.

Tapicuru (Phimosus infuscatus)
Os tapicurus, que dominavam o local, cederam os espaços das árvores para as garças, mas continuaram ali, formando um ninhal misto.

Essas aves negras medem em torno de 54 cm, possuem a face avermelhada  e o bico amarelado.  Seu bico comprido é adaptado para a alimentação  na água rasa, como crustáceos e caranguejos e também de sementes, brotos e folhas.  Incubam em torno de 4 ovos por 24 dias.







 Frango d'água (Gallinula galeata)
Os frangos d'água diminuiram, pude observar apenas dois casais, talvez outros estivessem escondidos pela ilha. Essa ave aquática é muito comum, tanto em lagoas como açudes por essa região.
Sua plumagem é escura com penas brancas nas asas e cauda. Na frente da face tem uma márcara vermelha que cobre a testa e parte do bico. Suas pernas com dedos compridos adaptados para andar em alagados  são esverdeadas. Alimenta-se principalmente de vegetais, mas também de invertebrados.


No período reprodutivo são territorialistas, constroem seus ninhos nos brejos à margem da água, onde são postos de 4 a 5 ovos.
Gansos
É muito comum a criação de gansos no interior. No espaço do lago há também muitos gansos. Eles nadam em bandos e não se importam de dividir o lago com outras espécies. 


Há muitas  espécies de gansos. Eles andam em bandos e são exímios nadadores e mergulhadores. Eles tem o pescoço longo e a cabeça pequena. Seus pés possuem membranas que facilitam o acesso na água. Suas penas são à prova d'água. Os domésticos podem viver até 50 anos. São muito usados como animal de guarda, pois fazem muito alarde e agridem pessoas estranhas.




Onde?

Pousada Parque das Pitangueiras

Endereço: Rodovia RS 122, Km 92 | Travessão Garibaldi | Bairro São Gotardo | CEP 95270-000
Cidade: Flores da Cunha
Telefone: 54 3292 2108
O local possui restaurante,com almoço típico italiano, cabanas e uma área verde ideal para caminhadas. Há também um lago com pedalinhos e com muitos peixes, no local há venda de ração para os peixes que se aglomeram para comer, há também sorveteria e cantina com produtos coloniais.

Nenhum comentário: