Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Estrada do Imigrante


Essa gruta faz parte da rota turística da Estrada do Imigrante em Caxias do Sul. Ela se encontra na Terceira Légua. O espaço tem um restaurante com comida típica italiana. Uma escadaria de 150 degraus leva a uma gruta, formada de basalto, com altar e bancos e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Nesse local acontece celebração de missa no segundo domingo de cada mês.
Há várias trilhas que levam a cachoeira, umas mais curtas que outras, mas vale a pena descer para ver a água descendo a 60 metros de altura.

Vários grampos de rapel estão visíveis nos paredões da gruta. Esportes radicais, como escalada e rapel reúnem escaladores de muitas partes do Brasil.

A capela foi inaugurada em 1949 pelo bispo Dom José Baréa, a escadaria foi construída para facilitar o acesso, pois antes da escadaria desciam com uma corda. A escadaria tem 150 degraus, que correspondem a um rosário ou 3 terços.

No mês de fevereiro é realizada a Festa da Gruta, com missa e almoço típico. A gruta tem vigia, as 19 horas é fechada.


A Estrada do Imigrante é uma rota turística, na região Terceira Légua, em Caxias do Sul, esta estrada foi o caminho percorrido pelos imigrantes na época da imigração italiana na serra gaúcha.
Travessão Santa Rita, 3º Légua – Distrito de Galópolis


 Portal para a descida das escadas!
A cascata ao fundo é visível no início da escada



 Mata nativa figueira gigantesca

 Imagem de Nossa Senhora de Lourdes


 Bromélias







 Cachoeira com 60 metros de altura

vista do alto das colonias das redondezas

Nenhum comentário: