Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá, nascida Agnes Gonxa Bojaxhiu nasceu no dia 26 de agosto de 1910, em Skophe na atual Macedônia. De origem albanesa, católicos praticantes viviam numa comunidade de maioria muçulmana. Seus pais Nikola e Drana tinham posses, faziam caridade e viviam bem até a morte de seu pai Nilola em 1919. Sua mãe Drana costurou muitos vestidos de noiva para sustentar suas três crianças: Aga, Lazare e Agnes.
Assistir missas diárias e fazer o rosário eram rotina na vida de Agnes. Sua mãe era muito caridosa, cuidava de um bêbado e de uma viúva mãe de 6 filhos, que depois depois de falecer teve seus filhos adotados pela mãe de Agnes.
Agnes, muito religiosa, já queria ser freira aos 12 anos, mas antes disso já dava aulas de catecismo. Inteligente e estudiosa, lia muito sobre missionários na Índia. Aos 18 anos fez votos às Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, congregação muito atuante na Índia. Em Dublin aprendeu a falar inglês e recebeu treinamento para a vida religiosa, escolheu o nome de Teresa, em homenagem a freira espanhola Santa Teresa de Ávila.

Em 1929 parte para a Índia, começou ensinando geografia na Escola de Santa Maria em Calcutá. Chocava-se com a quantidade de mendigos e leprosos nas ruas da cidade. Em Bengaly ajudou as irmãs de Loreto no hospital  e novamente viu muita miséria e pobreza. Em 1937 faz seus votos definitivos de pobreza, castidade e obediência. Seu caráter nobre e bondoso encantaram a todos pois que ela jamais ficou indiferente à miséria, doença e sofrimentos dos outros. Visitava hospitais, favelas e famílias carentes. Em 1946 ouve o chamado que vai transformar sua vida, ela deveria deixar o convento e viver com os pobres. Seu pedido foi negado e somente em 1948 recebe a permissão de viver como freira independente. Faz um curso de enfermagem em Patna e retorna à Calcutá, onde passa privações, mas seguindo seu destino, vai de casa em casa, ensinando noções de higiene, ensinando a ler e escrever, cuidando de doentes, dos necessitados e pobres como ela. Deus nunca lhe faltou, pois desse voto de pobreza ela iniciou uma grande obra.

A Congregação Missionária da Caridade foi aprovada pela Santa Sé em 1965, atuando em vários países como Albânia, Palestina, Rússia, China, Canadá, Cuba, EUA etc. Em 1973 recebe o Prêmio Templeton e em 1979 o Prêmio Nobel da Paz.
Madre Teresa faleceu no dia 5 de setembro de 1997 em Calcutá,  em 19 de outubro de 2003 foi beatificada.

Sua vida foi calcada no amor ao próximo e na fé inabalável.

" Antes de falar, é necessário que você ouça, pois Deus fala no silêncio do coração."

" Nós não podemos fazer coisas grandes, apenas coisas pequenas com amor."
" O mundo não tem fome apenas de pão, mas tem fome de amor, de ser querido, de ser amado".

" Se realmente queremos amar, devemos aprende a perdoar." 

" Não se permitam se sentirem desanimados por qualquer fracasso, contanto que vocês tenham feito o melhor que puderam".

" Em vez de morte e tristeza, vamos trazer paz e alegria para o mundo. Para isso devemos pedir a Deus por Seu dom de paz e aprender a amar e aceitar cada um como irmãos e irmãs, filhos de Deus. Nós sabemos que o melhor lugar para crianças aprenderem a amar e rezar é na família, vendo o amor e a oração de seus pais e mães. Quando as famílias quebram ou se desunem, muitas crianças crescem sem saber como amar e orar. Um país onde muitas famílias foram destruídas desta forma tem muitos problemas. Tenho visto com frequência, especialmente em países ricos, como crianças se voltam para drogas e outras coisas para escapar de se sentirem não amadas e rejeitadas."

Bibliografia:
BALAN, Patrícia, NOBRE, Ricky - Madre Teresa de Calcutá A Doutrina do Amor, Série Vida e Fé nº 2. Editora Escala. SP

Nenhum comentário: