Páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

Os pássaros da cerejeira

Cerejeira-do-rio-grande - Eugenia involucrata DC
Família: Myrtaceae

A biodiversidade do nosso país é muito grande, a quantidade de árvores  frutíferas nos surpreeende. Consumimos cereja importada, mas no Brasil temos uma semelhante, nativa da mata Atlântica, a cerejeira-brasileira, seus frutos podem ser consumidos in natura ou na elaboração de doces e geléias.
Esta árvore, de pequeno porte pode atingir de 3 a 6 metros, é perene com tronco acinzentado. Frutifica na primavera e verão. Na nossa cidade há muitas delas na arborização urbana. Essa árvore não exige solos bem adubados, resiste ao frio e geadas e na época da frutificação atrai abelhas e uma grande variedade de pássaros. Essa árvore na periferia de Caxias do Sul atrai muitos  pássaros, como sanhaços, bem-te-vis, tico-tico, chupim, rolinhas, sabiás...

Os frutos maduras ficam escuros









 ChopimMolothrus bonariensis
 Família: Icteridae
 comprimento: 20 cm
Plumagem: Os machos são escuros mas com o reflexo do sol parecem azulados, as fêmeas são pardacentas e os filhotes são rajados.


 Chupim, vira-bosta ou chopim  tem uma historia peculiar, a fêmea  coloca seus ovos no ninho de pássaros de outras espécies, como o sabiá-do-campo, tico-tico e joão-de-barro, deixando para os outros a criação e alimentação de seus filhotes. Esse pássaro adora alimenta-se de frutinhas.


 Filhote do chopim.

Tico-tico alimentando seu filhote empretado
 



Tico-tico - Zonotrichia capensis
Família: Passerellidae
Comprimento: 15 cm
Plumagem: Seu dorso é pardo, a cabeça é cinza com faixas escuras por de tras do olho, acompanhando o bico e na nuca onde tem um topete. Suas asas são rajadas de cor mais escura com as pontas brancas. Tem uma faixa ferrugem no pescoço, e garganta mais clara.

 Pássaro muito comum, tanto na mata como nos centros urbanos.

  
 Sabiá-do-campo - Mimus saturninus
 Família: Mimidae
 comprimento: 26  cm
Plumagem: É cinzento no dorso, asas e alto da cabeça. O ventre, pescoço, faces e peito são mais claros. Possui uma listra escura sobre os olhos. Sua cauda é comprida com as pontas claras.   Essa ave, também conhecida como calhandra imita o canto de outras aves.





 Sabiá-laranjeira - Turdus rufiventris
 Família: Turdidae
 Comprimento: 25  cm
 Plumagem: Essa ave cinzenta tem a  cor alaranjada no ventre e ao redor do olho. Na época da reprodução possui um canto muito melodioso.



 O sabiá-laranjeira prefere comer as cerejas caídas no chão.

 Rolinha-picuí - Turdus rufiventris
 Família: Columbidae
 Comprimento: 15  cm
 Plumagem: Cinza nas partes superiores. Suas asas possuem listras escuras

Essa rolinha é muito comum por aqui, alimenta-se de grãos e frutinhas.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: