Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Parasitismo de ninho


Parasitismo de ninho.




Uma ave rajada com piados incessantes, tremulando as asas rapidamente, ao lado um tico-tico bem menor aproxima-se com o bico recheado de quirera de milho, a ave maior abaixa-se com o bico aberto para receber o alimento do pássaro menor. O tico-tico se afasta e a ave maior o persegue piando alto e exigindo mais comida. Para quem não sabe da historia dos filhotes de chupim, não entende o que está acontecendo: O tico-tico está alimentando um filho adotivo maior do que ele, nascido no seu ninho!









Nome científico:  Molothrus bonariensis

Nome comum: Chupim

Conhecido como vira-bosta pelo seu hábito de acompanhar o gado  alimentando-se de insetos e larvas.


As fêmeas dos chopins não constroem seus ninhos, depositam seus ovos em ninhos de outras espécies, como tico-tico e sabiás. As fêmeas, vítimas desse parasitismo incubam e chocam o ovo do chumpim. Os filhotes maiores eclodem primeiro e muitas vezes ejetam os ovos ou os filhotes verdadeiros para fora do ninho. Assim os pais adotivos alimentam e se dedicam ao filhote do hospedeiro.



O chupim macho é uma ave muito bela, sua plumagem negra brilha em tons de azul escuro. A fêmea tem as cores escuras opacas.

Eles se alimentam de grãos, insetos e frutos. 


Reprodução: As fêmeas fecundadas procuram um ninho onde colocar seus ovos enquanto os machos procuram novas fêmeas para fecundar.

O ovo do chupim eclode em torno de 10 dias, ganhando grande vantagem de outras espécies, que demoram de 2 a 8 dias a mais.  O filhote do parasita nasce antes e é alimentado primeiro, crescendo mais rápido que os filhotes verdadeiros. Estes quando eclodem, são menores não conseguindo competir com o outro de corpo e bico maior, e acabam  morrendo por fome, ou jogados fora do ninho. 


Em muitos lugares, onde não haviam chupins, eles apareceram principalmente devido ao desmatamento, aumentando o número desses pássaros parasitas, provocando impacto negativo sobre outras espécies, que tem decréscimo de seus descendentes.

Nenhum comentário: