Páginas

terça-feira, 21 de março de 2017

Aquífero Guarani


Aquífero Guarani

Na superfície de nosso planeta temos apenas 0,4% de água doce, nos polos e geleiras temos 68,7%, temos 0,8% de água congelada no solo (permafrost), e 30,1% de águas subterrâneas. Pensando em águas subterrâneas lembramos do Aquífero Guarani.

Esse aquífero, com águas acumuladas por séculos tornou-se mais conhecido a partir do ano 2000. Chegou a ser considerado o maior maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Atualmente a maior reserva conhecida é o Aquífero Alter do Chão.

O Aquífero Guarani abrange quatro países da América do Sul: Dois terços estão no Brasil, cerca de 840 mil km² (69%), Argentina (21%), Uruguai (5%) e Paraguai (5%). Esse mar de água doce tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com espessura entre 100 a 130 metros, em alguns lugares tem qualidade para consumo e abastecimento público e outros não é potável.

O nome Guarani foi batizado em 1996 pelo geólogo uruguaio Danilo Anton, homenagem ao povo Guarani, habitante da região, até ali era chamado de Aquífero Botucatu.

O Aquífero é uma manta de rocha porosa, arenito, que filtra a água que vem da superfície, nesses casos é necessário a proteção contra contaminação das águas. Há muitas áreas de afloramento, onde há recarga com a chuva, mas também que oferecem perigo de contaminação, uma das principais ameças as águas subterrâneas, tanto pela agricultura como esgoto doméstico. Na parte sul do Brasil há uma outra camada de rocha, basáltica, que cobre a manta porosa e por ser mais dura cobre o aquífero como se fosse uma tampa, protegendo-o. Nesses locais a profundidade pode chegar até 1,5 km, mas apesar da dificuldade para a perfuração da rocha, a vazão de água é muito grande, devido a pressão da água.

Os estudos do aquífero são recentes e propostas estão surgindo, principalmente de proteção desse recurso.O geólogo José Luiz Flores Machado, do Serviço Geológico do Brasil desenvolveu um importante estudo sobre o aquífero.

Um bem tão precioso assim gera cobiça de multinacionais. Em 2003 a OEA e o Banco Mundial criaram um fundo de apoio para proteção ambiental e desenvolvimento sustentável onde foi incluído o Aquífero Guarani.

Para saber mais:

Nenhum comentário: