Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2017

Dia Internacional das Florestas



Celebramos o Dia Internacional das Florestas desde março de 2013, quando a ONU o estipulou um ano antes. A data da celebração é o dia 21 de março, no hemisfério sul início do outono e no hemisfério norte o início da primavera. Esse dia já tinha sido pensado em 1971, quando a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação de um dia para conscientização da importância da preservação das florestas. 
As ações deste dia visam promover o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais, buscando a conscientização da importância de manter os biomas para a própria preservação da vida. As florestas possuem um grande potencial para a redução do efeito estufa e equilíbrio das alterações climáticas, as árvores conseguem evaporar mais águas do que os oceanos. Elas fazem chover. Além disso abrigam a biodiversidade da fauna e da flora, são responsáveis pela manutenção das fontes de água doce do planeta e favorecem a fertilidade dos solos, pois a perda das florestas favorecem a desertificação. 

Pinheiro brasileiro, protegido por lei,  tombado, a Mata Atlântica sofre agressões continuamente

 Há um equilíbrio natural entre as florestas, ventos, chuvas e oceanos e é uma grande ameaça à vida o desequilíbrio dessa relação que é causada pela ação do homem. Os biomas estão sendo atacados com motosserra, fogo, tratores...
Resta pouco da Mata Atlântica, mas isso não é problema para os gananciosos imediatistas
 
A agressão aos olhos: Por que não deixar as araucárias?

 A araucária é protegida por lei, mas grandes empreendimentos conseguem burlar a lei!
As áreas para loteamentos são completamente "limpas", grande insanidade, não vivemos sem árvores!

  Até quando?
As fotos acima são de 30/03/17 em Ana Rech Caxias do Sul-/ RS Brasil

Sem florestas: desertificação

No Hemisfério Sul, latitude do trópico de Capricórnio, há uma faixa de desertos, na Austrália ( Great Sendy, Gibson e Great Victoria.), África (Namíbia e Kalahari), América do Sul (Atacama). As regiões Sul e Sudeste do Brasil estão alinhadas nesta faixa, segundo estudos o solo desta região tem grande necessidade de umidade para não virar deserto. Esse regime de chuvas provém da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, porém se houver diminuição nos índices pluviométricos, causado pela perda do que resta dessas florestas, essas regiões estarão condenadas a desertificação.
Segundo o INPE, a Floresta Amazônica, responsável por trazer a umidade do Oceano Atlântico para dentro do continente, é responsável por evaporar 20 bilhões de toneladas de água diariamente, estudos recentes mostram que Amazônia é muito mais importante do que se imagina.
O sistema político brasileiro não atende a essas demandas, o imediatismo impera prejudicando gravemente o futuro climático. O Código Florestal favorece esse descaso, pois não leva em conta as mudanças climáticas. 
Para saber mais:





Nenhum comentário: