Páginas

terça-feira, 11 de abril de 2017

Dia da Terra - 22 de Abril



As comemorações existem para alertar ao maior número de pessoas sobre o que precisa ser mudado ou incentivado. O Dia da Terra é um alerta planetário, um alerta para cada terráqueo que nela vive. A terra é a nossa nave-mãe, cuidar dela, protegê-la é um dever de cada cidadão. Envolve também cuidar da bagagem e dos passageiros. A bagagem são os recursos naturais e os passageiros todos os animais do planeta, incluindo o animal homem!



 O Dia da Terra é comemorado internacionalmente no dia 22 de abril. Essa data se fortaleceu a partir de 1990, mas surgiu bem antes, nos EUA em 22 de abril de 1970, quando milhões de pessoas participaram de um ato contra a poluição.
Em 1987 foi criado, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, comissão da ONU, a Carta da Terra com o objetivo de documentar um código de ética planetário. Em 1992 foi internacionalmente conhecida e retomada, na Cúpula da Terra realizada no Rio de Janeiro, porém só foi finalizada no ano 2000, com tradução para 40 idiomas. Hoje 2017 divulgamos a Carta da Terra, esperando que continue a ter força e que não tenha sido um modismo para a época em que foi tão alardeada, que não nos esquecemos dos seus princípios e que conscientes deles possamos nos guiar para um mundo melhor, com cultura de paz, tolerância, sustentabilidade e sociedades democráticas.

Ato todo são 16 princípios agrupados em quatro tópicos:
1- Respeitar e cuidar da comunidade de vida
2- Integridade ecológica
3- Justiça social e econômica
4- Democracia, violência e paz.

Abaixo faremos um resumo dos princípios, mas não deixe de conhecê-la integralmente no link abaixo

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
2- Integridade ecológica
3- Justiça social e econômica
4- Democracia, violência e paz.

Abaixo faremos um resumo dos princípios, mas não deixe de conhecê-la integralmente no link abaixo:

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
4. Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e às futuras gerações.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida.
6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido.
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.
11. Afirmar a igualdade e a equidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.
IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ
13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e prover transparência e responsabilização no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.
14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
16. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.



Crédito das imagens: Recortes de telas sob o tema "Mãe-Terra" Vera Medeiros

Nenhum comentário: