Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Dia Mundia do Desenhista - Homenagem a Leonardo da Vinci


Dia 15 de Abril
Você sabia que existe o Dia Mundial do Desenhista? Esse dia foi escolhido em homenagem ao maior desenhista de todos os tempos, Leonardo da Vinci, que nasceu no 15 de abril de 1452. Esse dia foi instituído em 2011, através da Associação Internacional das Artes, organização não-governamental de artistas visuais ligada a Unesco.
Papel e lápis na mão são instrumentos vitais para o desenhista exprimir-se através de seus traços. O desenho é uma forma de comunicação. Talento nato ou habilidade adquirida, o certo é que o desenhista precisa estudar e praticar muito, entender a perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra.
No Brasil temos muitos destaques no desenho e artes gráficas, lembrando os que marcaram época: Maurício de Souza, Ziraldo, os irmãos Caruso e tantos outros.
Quem foi Da Vinci?
Leonardo da Vinci usou o desenho como forma de expressão na arte, mas também para explicar suas descobertas e invenções.
Leonardo da Vinci foi desenhista, pintor, escultor, arquiteto, astrônomo, engenheiro etc.. Nasceu em 15 de abril de 1452 em Vinci, Itália, por isso seu nome, em referência a sua cidade natal.
Devido a sua habilidade artística ingressou na oficina de Andrea del Verrocchio como aprendiz, aos 14 anos. Ali teve uma base sólida nas técnicas de pintura, escultura e fundição. Logo revelou seus talentos, sendo aceito na Corporação dos Pintores de Florença aos 20 anos. Viveu nas cidades de Milão, Veneza e Roma. Artista curioso, estudou o corpo humano através da dissecação de cadáveres, estudou a natureza e fez muitos projetos que não saíram do papel. Era canhoto e treinou a escrita da direita para a esquerda. Criou projetos sobre aviação, arquitetura e engenharia mecânica. Em 1516 foi para a França a convite do rei Francisco I, morreu dois anos depois aos 67 anos em 02 de maio de 1519.

Para conhecer um pouco sobre a Itália Renascentista e o universo de Da Vinci na Milão de Ludovico Sforza, não deixe de ler "Os Cisnes de Leonardo", de Karen Essex, vencedor do Prêmio Roma na categoria estrangeiro.

Se você se interessa pela História da Arte confira o site abaixo:
História da Arte – Curso gratuíto Univesp

Quer aprender a desenhar?
http://www.desenhoonline.com/



Nenhum comentário: