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segunda-feira, 10 de abril de 2017

Proibição de celulares na sala de aula

Com a inclusão digital, que busca o uso das tecnologias para a aprendizagem, as escolas estão passando por grandes desafios no que concerne ao uso de celulares, pois estes são proibidos nas salas de aula.

Muitos estados e municípios criaram leis proibitivas. No nosso estado, Rio Grande do Sul, a Lei da proibição de celulares é de nº 12.884, de 03 de janeiro de 2008. Na época da lei o celular era usado para fazer ligações telefônicas, sem o aparato todo que o norteia atualmente, porém de lá pra cá o celular deixou de ser um simples telefone, abarcando o próprio contato com o mundo através das redes sociais, jogos e uma infinidade de aplicativos.

 O desenvolvimento das novas tecnologias não tem volta. Esse é o século da informação. E a educação é o primeiro alvo, pois há necessidade de buscar uma inteligencia coletiva entre estudantes e professores no convívio em ambientes de troca, de colaboração e de compartilhamento com ética e segurança.
 
O número de celulares aumenta de forma crescente no Brasil. Segundos dados da Anatel o Brasil em fevereiro de 2017 possuía 242,9 milhões de celulares, numa densidade de 117,34 cel/100 hab, quer dizer, há mais celulares do que pessoas. Os jovens tem no celular sua própria vida, não apenas o telefone, mas redes sociais, uma gama de aplicativos, busca de informações e contatos virtuais, incorporados à sua rotina.

 O grande desafio é aprender seu uso de forma ética e segura, o  uso pedagógico deve ser incentivado. A UNESCO defende o uso de celular em sala de aula, como um aliado na educação. Em 2013 a Unesco publicou um guia com 10 recomendações para governos implantarem políticas públicas que utilizem celulares como recurso nas salas de aula.Coordenação de Educação 2013 – Diretrizes para Política de Aprendizagem Móvel.  


Documento da UNESCO em PDF:
 http://www.bibl.ita.br/UNESCO-Diretrizes.pdf





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