Páginas

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Aves de Rapina

Aves de Rapina

O nome rapina já diz tudo, rapinar, roubar com violência. As aves chamadas de aves de rapina se alimentam de carne de outros animais, caçados com suas garras fortes ou já mortos.

São as águias, da família Accipitridae, os falcões da família Falconidae, as corujas da família Strigidae e os urubus e condores da família Cathartidae.

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO 2015) o Brasil possui o maior número de espécies de aves de rapina. São 99 espécies, 49 Accipitriformes, 21 Falconiformes, 23 Strigiformes e 6 Cathartiformes.

As aves de rapina são carnívoras e estão adaptadas à caça. Algumas como os urubus podem comer animais mortos e em decomposição, pois possuem sucos gástricos que neutralizam as bactérias e toxinas da carne em decomposição. Olhos e ouvidos apuradíssimos pois deles dependem para sua sobrevivência. 

Seus bicos, garras e órgãos são adaptados à caça e alimentação carnívora.



Possuem bicos em forma de gancho para mais fácil rasgar a presa, suas garras são fortes com unhas afiadas para mais fácil segurar e carregar suas vítimas.

Essas aves estão no topo da cadeia alimentar, porém são sensíveis as alterações de seus habitats, muitas estão em extinção, pois dependem da floresta para sua sobrevivência. Desmatamento e poluição são ameaças que dizimam suas populações. Quando estão presentes é sinal de meio ambiente mais equilibrado, exceção aos urubus que estão presentes nas cidades. Os carcarás também são vistos na periferia de centros urbanos, mas no geral são aves da floresta que não se adaptam a centros urbanos e sofrem com o desmatamento. Citamos o gavião-de-penacho, gavião-pomba-grande, falcão-de-peito-laranja e o gavião-real, esta última é a maior ave de rapina do Brasil.
Há também espécies migratórias, que mudam para locais mais quentes em busca de alimentação e para reproduzir, caso do gavião-tesoura, falcão-peregrino, águia-pescadora, gavião-de-asa-longa etc..


No site abaixo você vai conhecer mais sobre as aves de rapina:

Nenhum comentário: