Páginas

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Entraves à Ciência

O conservadorismo e a ignorância são grandes entraves à Ciência.

É notório que sempre houve e há corporações que procuram minar a Ciência, principalmente quando a pesquisa vai contra seus interesses. Pesquisadores que estudam o aquecimento global são os mais atacados. Atualmente o grande choque está na política do republicano Donald Trump, o presidente americano antiecologista, que alega que o discurso do aquecimento global é plano da China para diminuir a economia americana. Trump nomeou Scott Pruitt, inimigo dos ecologistas, como secretário da agência de proteção ambiental do país. Informações científicas não podem ser divulgadas sem autorização do governo. Represália envolvem diminuição do orçamento público à pesquisa científica. As medidas do secretário mostra o retrocesso americano em relação à proteção ambiental, abandonando a política de Obama de reduzir as emissões de poluentes na atmosfera, compromisso firmado no pacto de Paris ratificado por 195 nações. Com o governo Trump tem diminuído o apoio á comunidade científica e a negação de medidas públicas baseadas em dados científicos.

Os cientistas americanos, através das redes sociais organizaram a Marcha da Ciência no dia da Terra, dia 22 de abril de 2017. O protesto alastrou-se no mundo inteiro, inclusive o Brasil, levando os cientistas às ruas em defesa da valorização da ciência e de investimentos em pesquisas científicas.

No Brasil a situação também é constrangedora, a ciência sempre teve descrédito, porém no nosso cenário atual também há retrocesso, pois a pasta da Ciência , Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi extinguida, incorporada ao Ministério de Comunicações.

O homem foi sempre o grande predador, nossa atuação está colocando em risco a nossa existência no planeta, por isso o grande papel da Ciência para esclarecer e auxiliar na  criação de políticas que visem o bem comum e a continuação de nossa espécie.

Dica: Há muitos casos de corporações que tentam abafar a voz dos cientistas, enganando a população sobre os efeitos maléficos de seus produtos.
Um dos mais famosos foi o do chumbo usado em vários produtos nos EUA na década de 40, inclusive adicionado na gasolina (tretaetila), causando envenenamento na população. O episódio 7 da nova produção da série Cosmos (Neil Tyson) relata esse acontecimento.  A empresa General Motors contratou um toxicologista para enganar a população acerca desse chumbo, tentando abafar as pesquisas do cientista Clair Patterson que denunciava o poder de envenenamento do chumbo, adicionado a vários produtos consumidos na época nos EUA. Foram necessários 20 anos para que a ciência saísse vitoriosa,  esse caso é conhecido como uma das maiores vitórias de saúde pública nos EUA, infelizmente a custa de muitas vidas.

Revista Galileu abril 1917 p.7
http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-vao-as-ruas-contra-corte-em-investimentos,70001747602

Nenhum comentário: