Biodiesel – Combustível Renovável
Você sabia que dia 10
de agosto comemora-se o Dia Internacional do Biodiesel?
Em Caxias do Sul há uma iniciativa
muito importante de incentivo à coleta do óleo de cozinha usado
para sua transformação em biodiesel. É o Projeto Alquimia do
Óleo, da ONG S.A.A. Bio. A Ong fez uma parceria com a Secretaria
Municipal do Meio Ambiente, SEMMA , com o intuito de apresentar o
projeto para as escolas e eventos alertando a população sobre o
correto descarte do óleo de cozinha usado.
O óleo de cozinha e outros óleos de
origem vegetal, são matérias-primas para fabricação do biodiesel.
Uma grande quantidade de óleo usado é jogado no ralo da pia e na
natureza, danificando encanamentos, poluindo o meio ambiente,
provocando alagamentos e causando a proliferação de ratos e
baratas, que se alimentam desse lixo.
Silvio Souza é o
criador do projeto, através de palestra de educação ambiental,
Silvio alerta sobre a importância da coleta do óleo usado para ser
transformado em biodiesel.
Essa reação química é realizada na sua miniusina montada num furgão.O óleo descartado é misturado com álcool e sofre uma reação química através de um catalisador, a partir dai o óleo é separado da glicerina. A glicerina é outro produto que surge da reação química, produto de interesse comercial, usado na fabricação de sabonetes.
Essa reação química é realizada na sua miniusina montada num furgão.O óleo descartado é misturado com álcool e sofre uma reação química através de um catalisador, a partir dai o óleo é separado da glicerina. A glicerina é outro produto que surge da reação química, produto de interesse comercial, usado na fabricação de sabonetes.
O petróleo é um recurso não
renovável, por isso a importância do biodiesel. O diesel fóssil
lança toneladas de dióxido de carbono, de enxofre e hidrocarbonetos
no ambiente. Muitas doenças respiratórias aumentam com a poluição
do ar, como bronquite, renite e asma.
O uso do biodiesel diminuiria a
poluição causada pela emissão de gases por veículos e industrias
poluentes. A chuva ácida também é outra consequência das emissão
de gases poluidores, provocando muitos danos em concreto, lataria de
carros, monumentos, plantações etc.
O biodiesel tem uma importância
fundamental na substituição do diesel fóssil, além de ser um
recurso renovável que não polui, enquanto que o petróleo tem
limites, não é renovável e polui. Porém o biodiesel não existe para vender,
pois vivemos nas regras do monopólio do petróleo.
Em 2005, foi criado no Brasil o
Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, autorizando em
lei acréscimo gradual de porcentagem de biodiesel ao óleo diesel
fóssil. Até 2019 essa porcentagem deve alcançar 10%, atualmente o
acréscimo é de 7% .
O biodiesel comparado ao diesel fóssil reduz
significativamente a emissão de poluentes e gases do efeito estufa.
Ele pode ser elaborado com óleos vegetais ou de animais.
Há vários estudos que
alertam para a importância do uso do biodiesel, tanto para a saúde
pública, aumentando a qualidade do ar, favorecendo a redução da
importação de diesel fóssil e também para desenvolver a
agricultura, já que há necessidade de grãos para a produção de
biodiesel.
Por incrível que pareça o diesel a base de óleo
vegetal foi inventado há muito tempo, no século XIX!
Foi no dia 10 de
agosto de 1893 que Rudolf
Diesel, engenheiro alemão, utilizou pela primeira vez o motor a
diesel, utilizando-se de óleo de amendoim.
Diesel explorou a reação química de explosão
quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio. Foram
necessários outras soluções para controlar essa reação a ponto
de ser um combustível viável para fazer uma máquina andar! Houve
necessidade de outros recursos como bomba injetora, engrenagens,
pistões e óleo de amendoim! Em fevereiro de 1897 o invento foi
patenteado para ser usado com óleo de origem vegetal. Essa engenhosa
descoberta revolucionou o mundo substituindo o sistema mecânico a
vapor usado através da queima de carvão.
Rudolf Diesel nasceu no dia 18 de março de 1858,
e morreu no auge da fama, em circunstâncias não esclarecidas na
travessia do canal da Mancha em 30 de setembro de 1913 com apenas 55
anos, há muitas especulações sobre sua morte, principalmente pelo
seu invento ter prejudicado a industria do setor de queima de carvão.
Em sua homenagem foi dado o nome de diesel ao
produto oleoso extraído na primeira fase do refino do petróleo,
longe de seu projeto original que era o de usar óleos de origem
vegetal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário