Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Dia Internacional do Biodiesel

Dia Internacional do Biodiesel - 10 de Agosto


Biodiesel – Combustível Renovável
Você sabia que dia 10 de agosto comemora-se o Dia Internacional do Biodiesel?

Em Caxias do Sul há uma iniciativa muito importante de incentivo à coleta do óleo de cozinha usado para sua transformação em biodiesel. É o Projeto Alquimia do Óleo, da ONG S.A.A. Bio. A Ong fez uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SEMMA , com o intuito de apresentar o projeto para as escolas e eventos alertando a população sobre o correto descarte do óleo de cozinha usado.


O óleo de cozinha e outros óleos de origem vegetal, são matérias-primas para fabricação do biodiesel. Uma grande quantidade de óleo usado é jogado no ralo da pia e na natureza, danificando encanamentos, poluindo o meio ambiente, provocando alagamentos e causando a proliferação de ratos e baratas, que se alimentam desse lixo.
Silvio Souza é o criador do projeto, através de palestra de educação ambiental, Silvio alerta sobre a importância da coleta do óleo usado para ser transformado em biodiesel.

Essa reação química é realizada na sua miniusina montada num furgão.O óleo descartado é misturado com álcool e sofre uma reação química através de um catalisador, a partir dai o óleo é separado da glicerina. A glicerina é outro produto que surge da reação química, produto de interesse comercial, usado na fabricação de sabonetes.

O petróleo é um recurso não renovável, por isso a importância do biodiesel. O diesel fóssil lança toneladas de dióxido de carbono, de enxofre e hidrocarbonetos no ambiente. Muitas doenças respiratórias aumentam com a poluição do ar, como bronquite, renite e asma.
O uso do biodiesel diminuiria a poluição causada pela emissão de gases por veículos e industrias poluentes. A chuva ácida também é outra consequência das emissão de gases poluidores, provocando muitos danos em concreto, lataria de carros, monumentos, plantações etc.

O biodiesel tem uma importância fundamental na substituição do diesel fóssil, além de ser um recurso renovável que não polui, enquanto que o petróleo tem limites, não é renovável e polui. Porém o biodiesel não existe para vender, pois vivemos nas regras do monopólio do petróleo. Em 2005, foi criado no Brasil o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, autorizando em lei acréscimo gradual de porcentagem de biodiesel ao óleo diesel fóssil. Até 2019 essa porcentagem deve alcançar 10%, atualmente o acréscimo é de 7% .


O biodiesel comparado ao diesel fóssil reduz significativamente a emissão de poluentes e gases do efeito estufa. Ele pode ser elaborado com óleos vegetais ou de animais.
Há vários estudos que alertam para a importância do uso do biodiesel, tanto para a saúde pública, aumentando a qualidade do ar, favorecendo a redução da importação de diesel fóssil e também para desenvolver a agricultura, já que há necessidade de grãos para a produção de biodiesel.

Por incrível que pareça o diesel a base de óleo vegetal foi inventado há muito tempo, no século XIX!
Foi no dia 10 de agosto de 1893 que Rudolf Diesel, engenheiro alemão, utilizou pela primeira vez o motor a diesel, utilizando-se de óleo de amendoim.
Diesel explorou a reação química de explosão quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio. Foram necessários outras soluções para controlar essa reação a ponto de ser um combustível viável para fazer uma máquina andar! Houve necessidade de outros recursos como bomba injetora, engrenagens, pistões e óleo de amendoim! Em fevereiro de 1897 o invento foi patenteado para ser usado com óleo de origem vegetal. Essa engenhosa descoberta revolucionou o mundo substituindo o sistema mecânico a vapor usado através da queima de carvão.
Rudolf Diesel nasceu no dia 18 de março de 1858, e morreu no auge da fama, em circunstâncias não esclarecidas na travessia do canal da Mancha em 30 de setembro de 1913 com apenas 55 anos, há muitas especulações sobre sua morte, principalmente pelo seu invento ter prejudicado a industria do setor de queima de carvão.
Em sua homenagem foi dado o nome de diesel ao produto oleoso extraído na primeira fase do refino do petróleo, longe de seu projeto original que era o de usar óleos de origem vegetal.




Nenhum comentário: