Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Borboletas e Mariposas


Nosso país possui um vasto território com uma grande biodiversidade. Possuímos mais de 3 mil espécies de borboletas e mais de 23 mil espécies de mariposas. Mas esses insetos dependem da fonte de alimentos fornecido pela flora, e a devastação das florestas também acarreta a extinção de muitas dessas espécies que são grandes polinizadoras. 


Nossas florestas tem grande importância para os insetos também


Nas regiões quentes próximas a linha do Equador, na América Central e do Sul, encontram-se o maior número de variedade de borboletas com cores exuberantes. Muitas tem cores que as camuflam na vegetação, como ocelos, caudas alongadas e escamas venenosas para confundir os predadores.


Como diferenciar borboletas de mariposas?



Normalmente as borboletas são diurnas e as mariposas são noturnas. As borboletas quando em repouso deixam suas asas elevadas, enquanto que as mariposas ficam com suas asas abertas. As antenas das borboletas são fininhas com a ponta bifurcada, as mariposas possuem antenas semelhantes a penas, com cerdas sensoriais que captam os feromônios do sexo oposto. 

Como são muito dependentes das florestas e campos as borboletas e mariposas são muito sensíveis as  mudanças ambientais, muitas espécies estão ameaçadas e outras extintas.
 Borboletas e mariposas são insetos da ordem dos lepidópteros. Esses insetos são muito antigos, as primeiras mariposas  viveram cerca de 140 milhões de anos, enquanto que as borboletas, mais jovens, datam de   40 milhões de anos.


Pode-se dizer que as mariposas são borboletas noturnas, conforme seu nome em alemão, nachtschmetterlinge. A maioria delas tem sua vida ativa à noite, porém muitas voam de dia.



Elas possuem dois pares de asas com cores e formas variadas. Borboletas e mariposas são recobertas por escamas. Essas escamas formam os padrões de desenhos das asas. Na cabeça possuem duas antenas, órgãos sensores usados para sentir os cheiros e uma tromba enrolada usada para alimentar-se. Seus olhos são lentes ou facetas. Essas lentes são sensiveis a movimentos e cores. O tórax é dividido em três segmentos unidos aos dois pares de asas e os três pares de pernas segmentadas.



Borboletas e mariposas são agentes de polinização, pois alimentam-se de néctar de flores,  porém algumas mariposas não se alimentam no estágio de vida adulta, vivendo apenas da comida armazenada no estágio de larva.

Ciclo de vida

Borboletas e mariposas possuem um ciclo de vida semelhante: ovo, lagarta, pupa e adulto.



Os ovos são dispersados em locais propícios a sobrevivência da espécie, quando amadurecem, eclodem pequenas lagartas. As lagartas crescem rapidamente, às vezes imperceptíveis por baixo das folhas ou nas nervuras, alimentam-se de folhas, mas algumas comem pulgões.


 No estágio de pupa a lagarta fica mais escura, ela fia uma base numa planta, onde prende seus ganchos traseiros, ficando de cabeça para baixo quando perde a pele deixando livre a crisálida. 

A crisálida não tem antenas ou pernas, começa o desenvolvimento extraordinário da metamorfose de uma lagarta para uma borboleta. 

O adulto surge depois de um processo que envolvem muita energia devido  as mudanças internas. As asas secam e endurecem possibilitando que  a borboleta saia voando, muitas vezes já acasalam após a metamorfose.

Os adultos podem viver de uma semana a um ano, dependendo da espécie.
 Borboletas e mariposas passam por esse processo.


Suas cores fortes são para atrair parceiros. Borboletas masculinas produzem perfumes poderosos para atrair as parceiras, secretam feromônios. Entre as mariposas, são as fêmea que produzem o feromônio. O casal troca carinho com as antenas, o acasalamento, normalmente sobre uma folha, de cauda com cauda pode durar até 20 minutos. Depois a fêmea deposita em torno de 1000 ovos na planta escolhida, muitas vezes a mesma que a alimentou, na folha ou galho e o macho sai a procura de outra fêmea para acasalar.
Os órgãos reprodutores e a maior parte do sistema digestivo encontram-se na extremidade do abdome.

No nosso estado os dados sobre a fauna de lepidópteros é muito incompleta, segundo o Laboratório de Ecologia de Insetos da UFRGS, a grande maioria de suas espécies ainda não foi classificada, por isso é importante conhecer essa diversidade para poder preservar. Nesse laboratório existem 7 mil exemplares catalogados em mais de 20 anos de pesquisa, favorecendo estudos futuros. 



Borboleta Maria-boba  Heliconius ethilla narcaea

Borboleta Coruja:

Borboletas coruja pertencem ao gênero Caligo. Borboletas típicas da América do Sul, com hábitos noturnos. Essas borboletas podem viver em torno de 3 meses. Suas asas na parte interna assemelham-se a face de uma coruja. Externamente suas asas são azuis e preto. ela é muito grande, podendo atingir 18 cm.


 Caligo martia  -Camuflagem para evitar os predadores que se afastam ao observar esses grandes olhos, parecendo uma coruja.
Caligo martia - Parte externa do corpo 
Borboleta 88:


Diaethira clymena, popularmente conhecida como borboleta 88, leva esse nome devido as marcas semelhantes ao número 88 na parte de baixo, na parte de cima das asas suas cores são preta e azul.


Mariposa-olho-de-pavão:

Automeris illustris - Mariposa olho-de-pavão-alaranjado, sua larva é conhecida como taturana. Os adultos não se alimentam, vivem pouco tempo.

Fotos: Vera E. Medeiros -  Tiradas no interior de Ana Rech,  Caxias do Sul, RS



Nenhum comentário: