Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

Imigração Italiana


Dia Nacional do Imigrante Italiano - 21 de Fevereiro


        Dia 21 de fevereiro comemoramos o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A imigração italiana no Brasil transformou nosso país, acelerando seu desenvolvimento, tanto econômico como cultural. As dificuldades de desbravar novas terras foram muitas, mas essas dificuldades foram transformadas em riquezas. É o que vemos hoje principalmente na região serrana do RS onde encontramos os melhores vinhos do Brasil, marca da presença dos imigrantes italianos.

      Por volta de 1870 o Brasil recebeu os primeiros imigrantes italianos. Período do Segundo Reinado, o tráfico negreiro estava proibido desde 1850, o Império precisava de mão-de-obra nas lavouras de café e na industria que despontava, a solução foi o incentivo à imigração de europeus. Imigrantes alemães já estavam vindo para o Brasil desde 1818, porém o governo alemão deixou de apoiar essa iniciativa nesse período, abrindo espaço para os italianos.

        A América era a terra prometida, sonho principalmente da população rural pobre da península itálica. Ainda não existia a Itália como conhecemos hoje, mas sim pequenos reinos, que nessa época sofriam com lutas pela unificação. A emigração, estimulada pelos governos, era uma solução para a pobreza que o povo enfrentava.

       Segundo fontes do IBGE 42% dos imigrantes que entraram no Brasil entre 1870 e 1920, são oriundos da Itália. Os imigrantes se alastraram não só no sudeste e sul, mas por todo o Brasil. Mas a colonização no sul foi a mais expressiva. Foram criadas colonias de imigrantes na Serra Gaúcha, colonias de Conde D’Eu e Dona Isabel (Bento Gonçalves e Garibaldi) por volta de 1875. A maioria desses imigrantes eram da região do Vêneto, norte da Itália. Devido ao sucesso dos assentamentos nesses locais foi criada outra colônia, na região denominada Campo dos Bugres, atual Caxias do Sul. Em 1875 chegaram os primeiros imigrantes italianos na região que dois anos após recebeu a denominação de Colônia de Caxias. Em 1890 foi elevada a condição de Vila, a Vila de Santa Tereza de Caxias. Em primeiro de junho de 1910, foi elevada a condição de cidade juntamente com a chegada do trem, que ligou a região à capital do estado, Porto Alegre.
 Casa de madeira antiga, interior de Caxias do Sul -  Aparecida


 Casas de madeira antigas ainda são encontradas no interior

Parreiral

      Hoje Caxias do Sul é um dos principais polos econômicos, sendo o segundo polo metalmecânico do Brasil. Em 2016 vai comemorar 126 anos, uma história que começou com os imigrantes italianos. Atualmente o povo caxiense é formado por uma diversidade de culturas e etnias diferentes, de povos que vem de todos os cantos do país, mas também do exterior, como de Senegal, Gana e do Haiti, principalmente atraídos por empregos e melhores condições de vida.

Monumento à Gigia Bandeira - valorização do papel da mulher- 
Praça Dante Alighieri - Caxias do Sul

Catedral Diocesana Santa Teresa fotografada a partir da Praça Dante Alighieri - Caxias do Sul

Fotografias: Vera E. Medeiros

Nenhum comentário: