Páginas

domingo, 27 de março de 2016

Observação de Aves

Houve um tempo em que caçar passarinho fazia parte das brincadeiras da criançada, ter um estilingue, acertar o alvo muitas vezes e depois degustar a passarinhada. Parece mórbido, mas fazia parte da infância. Hoje muita coisa mudou, muita mata baixou, muitas espécies se extinguiram. Agora a ordem é lutar pela preservação de toda espécie de vida. Em relação aos passarinhos a tendência é observá-los, protegê-los, estudá-los, distinguir seu canto, conhecer os pássaros do seu entorno. Há muitos projetos nas escolas nessa linha promovendo a educação ambiental. Outros seguem o segmento do ecoturismo. Enfim a observação de aves, muitas vezes encarada como hobby, tem essa pratica enraizada há muito tempo na América do Norte e Europa.

Como começar?
Mesmo morando na cidade qualquer um pode observar aves. De forma amadora começamos a observar os pássaros ao redor de nossa casa. É importante ter um binóculos de longo alcance, lunetas, mas há pessoas que preferem apenas a máquina fotográfica. É interessante ter um bloco de anotações com vários contornos de aves para anotações das cores da plumagem para a identificação posterior. Neste bloco é importante escrever todas as circunstancias em que a ave se encontra, alimentando-se de frutos, ciscando no chão, na borda da mata ou no topo da mata, bem como a época do ano,( muitas são migrantes), o horário e local.
A melhor forma de identificar uma ave é ter um guia com as aves da região, pois há muitas espécies e algumas muito semelhantes, com pequenos detalhes que as diferenciam.
Há um número muito grande de aves em centros urbanos, nos parques, ruas arborizadas, jardins, etc.. Quando colocamos um comedouro de aves com frutas e quirera de milho, próximo a vegetação, nos espantamos com a quantidade e diversidade que se mostra a nossos olhos! Por isso a importância de plantas nativas, pomares, parques, atraindo aves, amenizando o concreto das cidades e aumentando a qualidade de vida das pessoas.


Há observadores experientes que usam gravadores e conseguem distinguir a ave pela sua vocalização.
A indicação na Internet é a enciclopédia de aves brasileiras interativa, Wikiaves e o Xeno-canto, um projeto colaborativo global, com gravações de vocalizações das aves.

Ética - Respeito às aves
A ética é um dever que deve permear sempre a atividade de qualquer observador de aves, e o que mais se pede é o respeito para com as aves, evitar estressá-las, principalmente quado estão nidificando. Observá-las através de esconderijos para passar despercebido e evitar chegar perto de ninhos.


Algumas aves adaptadas a centros urbanos:
As fotos abaixo foram tiradas na cidade de Caxias do Sul e no bairro Tijuca. 

BEM-TE-VI - ( Pitangus sulphuratus ) Essa ave é uma das mais populares do Brasil, adaptada a ambientes urbanos. Alimenta-se de frutas e insetos.



JOÃO-DE-BARRO (Furnarius rufus) – Conhecido pelo seu ninho de barro em forma de forno. Alimenta-se de insetos, como formigas, cupins e pequenos invertebrados.



PARDAL (Passer domesticus)Ave exótica e cosmopolita, originária do Oriente Médio. Essa ave é muito comum nas cidades. Alimenta-se de restos de alimentação humana, sementes, frutos, flores, insetos etc..
 Macho
Fêmea

POMBA-DE-BANDO (Zenaida auriculata) – Pomba que vive em bandos ou casais, cisca pelo chão a procura de grãos, sementes e também restos de alimentos como farelo de pão.

ROLINHA-PICUÍ (Columbina picui) Essa rolinha é bem menor do que as outras. Também cisca no chão e frequenta comedouros de aves.

Casal de pombinhas num galho de araucária, pomar residencia do bairro Tijuca na cidade de Caxias do Sul. 

ROLINHA-ROXA – (Columbina talpacoti) Essa pomba nativa se adaptou facilmente a ambientes urbanos. Frequenta comedouros de aves, quirera de milho, frutas e também insetos.


SABIÁ-LARANJEIRA (Turdus rufiventris) Ave grande, frequenta pomares com frutas, como mamão, laranja, abacate, figo, coquinho e caqui. Alimenta-se também de insetos, larvas e minhocas. Gosta de banhar-se.
 Fotografado no pomar de residencia do bairro Tijuca na cidade de Caxias do Sul.

Sabiá-laranjeira alimentando-se de caqui

SANHAÇO-CINZENTO (Thraupis sayaca) Essa ave frequenta pomares com frutas maduras. Alimenta-se também de insetos, cupins.
 Este pé de figo está carregado de figos maduros e recebe muitas espécies de pássaros principalmente os sanhaços cinzentos. Bairro Tijuca em Caxias do Sul.


TICO-TICO (Zonotrichia capensis) – Essa ave é muito comum nas cidades. Alimenta-se de insetos e frutas. Frequenta os comedouros de aves de quirera de milho e frutas.





 Espaço urbano avança na periferia trazendo prejuízos para o meio ambiente e a avifauna. Vista a partir do bairro Tijuca em Caxias do Sul, RS.

 Exemplos de Projetos nas Escolas:
 No Portal do Professor estão relatadas várias aulas relacionadas ao assunto, abaixo estão duas indicações:

Fotos de Vera E. Medeiros

Nenhum comentário: