Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa


PÁSCOA

- O coelho traz ovinhos na Páscoa! - respondem as crianças quando indagadas sobre o que é a Páscoa.

A Páscoa é uma das mais importantes celebrações cristã, simbolizando a esperança de uma vida nova. Entre as crianças a Páscoa traz a lembrança do coelho trazendo ovos de chocolate. Como o coelho e os ovos entraram nesta história?
A paixão de Cristo sempre foi representada por artistas. Cópia de um retábulo medieval

A Páscoa é originada da festa judaica Pessach ( passagem), referindo-se a libertação dos judeus do Egito por Moisés. Na festa judaica, o ovo é utilizado como símbolo do povo de Israel, pois não perde sua unidade e identidade ao ser cozido, isto é,  o povo judeu como o ovo, não perde sua unidade ao passar pela dor e sofrimento. Essa comemoração foi adaptada pelos cristãos para relembrar a ressurreição de Cristo.

coelho sempre foi símbolo de fertilidade, devido a grande capacidade de procriação. Desde o Egito antigo o coelho simboliza o nascimento, a fertilidade e a primavera. Os antigos povos germânicos adoravam a deusa da fertilidade que chamavam de Ostara e o coelho era o símbolo do culto à deusa. Fenômeno compreensível, pois os coelhos eram os primeiros animais a saírem de suas tocas quando a neve derretia apontando o início da Primavera. Uma prática usual entre esse povos era pintar ovos para presentear as crianças, estes eram escondidos nos campos e as crianças esperavam ansiosas a Caça ao Coelho, onde encontravam os ovos pintados. Quando esses povos foram cristianizados essa tradição continuou, mas associada à Paixão de Cristo. A entrega de ovos passou a ser relacionada à Páscoa. 

No Brasil essa tradição chegou com a imigração alemã. Porém sabe-se que não só os germânicos tinham o ovo como símbolo de uma nova vida, povos mediterrâneos e orientais também pintavam ou tingiam ovos para presentear.
Foi somente depois da descoberta da América pelos europeus que o chocolate tornou-se conhecido. Tido como sagrado pelos povos pré-colombianos, o cacau chegou à Europa conquistando os confeiteiros nas possibilidades proporcionadas pelo chocolate. No século XVIII, na França, uma invenção fez muito sucesso, alastrando-se pelo mundo todo: ovos de chocolate.



Nenhum comentário: