Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

SEXTA-FEIRA FEIRA SANTA


SEXTA-FEIRA FEIRA SANTA

A sexta-feira Santa é um dia muito especial para os cristãos, pois  nesse dia Jesus foi crucificado e no domingo, dia da Páscoa ele ressuscitou. A data, bem como a do Carnaval são consideradas datas móveis, isto é, datas que mudam a cada ano.

Como essa data é escolhida?
Essa data segue os critérios do decreto do Papa Gregório XIII (Inter Gravissimas- 24/02/1582) conforme orientações do Concílio de Nicéia de 325 d.C.
A Páscoa é calculada no primeiro domingo de lua cheia depois do dia 21 de março, Equinócio de Primavera no hemisfério Norte e equinócio de Outono no hemisfério Sul. O equinócio é quando o dia e a noite tem igual duração, isto é o mesmo número de horas de sol e de escuridão. Depois de encontrado o domingo de lua cheia, (reajustado conforme as Tabelas Eclesiásticas) conta-se 6 semanas, retirando os seis domingos que não são considerados dias de jejuar e são acrescentados os quatro dias antes do primeiro domingo da quaresma (quarta-feira de cinzas) fechando os quarenta dias, que para o cristão são dias de oração, jejum e conversão.

Para um leigo é mais difícil calcular essa data, pois ela é definida segundo as Tabelas Eclesiásticas, sem levar em conta o real movimento da lua, mas aproximando-se da lua real. Entre a quarta-feira de cinzas e o sábado anterior à Páscoa chamamos de Quaresma, que são os 40 dias de oração e penitência em preparação à Páscoa. 

Antigamente os cristãos jejuavam de carne nos 40 dias antes da Páscoa, buscando seguir o jejum de Jesus no deserto. Atualmente esse jejum é solicitado aos cristãos na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa.

Desde 1964, no período da Quaresma temos a Campanha da Fraternidade que a cada ano trabalha um tema diferente com finalidade humanitária.


Páscoa Judaica:

A Páscoa para os judeus não é a mesma para os cristãos. Para eles, segundo as escrituras, é a comemoração de sua libertação no Egito e a aliança com Deus no Monte Sinai. A Páscoa judaica é chamada de Pessach, celebrada 163 dias antes do início do ano judaico, que não é a mesma do calendário cristão.

Nenhum comentário: